Blitz Amazônico
AmazonasCidadaniaCidadania

Adaf orienta sobre vacinação, trânsito animal e uso correto de agrotóxicos em Presidente Figueiredo

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) participou, nesta quarta-feira (25/05), do 1º Dia de Campo – do pasto à mesa, promovido pela Secretaria Municipal de Abastecimento e Desenvolvimento Agrícola, Aquícola e Pesqueiro (Semada), no município de Presidente Figueiredo (distante 117 quilômetros de Manaus).

Durante a atividade, os servidores da Adaf que atuam no município abordaram a importância da vacinação do rebanho, da emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) e da comercialização e uso correto de agrotóxicos.

As palestras, orientações técnicas e troca de experiências aconteceram na Fazenda Agroindustrial São José, localizada no quilômetro 45 da rodovia AM-240, que liga a sede do município de Presidente Figueiredo à Vila de Balbina.

Responsável por preservar o patrimônio animal e vegetal do Amazonas e contribuir para o incremento sustentável da produção agropecuária e o resguardo da saúde pública, a Adaf ressaltou junto aos presentes a importância de os produtores garantirem a vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa. A primeira etapa da campanha Amazonas Livre de Febre Aftosa segue até o dia 30 deste mês e tem a expectativa de imunizar 530 mil animais.

À frente também da fiscalização do trânsito de animais, a autarquia também destacou durante o encontro a obrigatoriedade da emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA), documento oficial, de emissão obrigatória tanto para o trânsito intraestadual como interestadual de animais independente da finalidade. O documento permite que a Adaf acompanhe a movimentação de animais, evitando assim a introdução de doenças que possam pôr em risco a população.

Os servidores da Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsav) da Adaf, em Presidente Figueiredo, também deram orientações sobre a comercialização e o uso correto de agrotóxicos durante o evento.

O diretor-presidente da Adaf, Alexandre Araújo, que prestigiou o evento destacou a importância de iniciativas do tipo para garantir que as boas práticas preconizadas pela legislação cheguem ao conhecimento dos produtores e agricultores de forma didática.

“O papel da Adaf está além da fiscalização. Como entidade responsável por desempenhar a defesa agropecuária e florestal no Amazonas, temos a responsabilidade de orientar nossos produtores”, destacou.

FOTOS: Divulgação/Adaf

Post Relacionado

Ao invés de flores, homens jogam cerveja na cova de amigo e ainda contratam DJ para enterro

Jessika Caldas

Operação Pronta Resposta prende mais de 50 suspeitos de envolvimento em atos de apologia ao crime em Manaus

Redator

Lei de Roberto Cidade garante gratuidade no reconhecimento voluntário de paternidade

Redação