Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPrefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus promove evento para encerrar atividades da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência e Múltipla

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta sexta-feira, 26/8, o encerramento da “Semana Nacional da Pessoa com Deficiência e Múltipla” com o workshop “Exposição de Atividades Adaptadas”, no Manauara Shopping, localizado no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul.


Com o tema “Superar Barreiras para Garantir Inclusão”, a programação iniciou na última segunda-feira, 22/8, com uma série de atividades esportivas, entre elas, a modalidade atletismo, atividades livres, abertura dos Jogos Adaptados André Vidal de Araújo (Jaavas), jogos recreativos, entre outros.

“Estamos em celebração da ‘Semana da Pessoa com Deficiência 2022’. Nós tivemos um culto ecumênico na abertura da semana, tivemos o Jaavas e estamos com exposição aqui no anfiteatro Manauara. Com isso, estamos atendendo a determinação do prefeito David Almeida e da secretária municipal de Educação, Dulce Almeida, que tem um olhar muito criterioso e muito atento para essa causa da educação especial e nós percebemos isso com ações concretas como a de hoje”, frisou o subsecretário de gestão educacional, Junior Mar.

Sobre o workshop, a gerente de Educação Especial, Francemary Maia, ressaltou que evento serviu para mostrar para a sociedade manauara as potencialidades dos alunos com deficiência atendidos pela Semed.
“Ao longo desta semana, nós tivemos várias atividades, dentre elas, estamos com o workshop que é a oportunidade que nós temos para mostrar para a sociedade as habilidades desenvolvidas pelos nossos alunos nas escolas. São trabalhos adaptados de como a criança consegue aprender de forma diferenciada e diversificada”, completou a gerente.
Durante as atividades, escolas da zona Urbana e Rural de Manaus, junto com seus respectivos alunos, fizeram apresentações culturais com estilos regionais como, boi-bumbá, dramatizações, além de musicais. A escola municipal Rodolpho Valle, por exemplo, apresentou o poema: “Eu sou a inclusão”, criado pela professora Fernanda Cabral, da sala de recursos multifuncional da unidade de ensino.

Fernanda Cabral destacou que a escola decidiu participar da atividade para mostrar as potencialidades dos alunos com deficiência. “Estamos participando da Semana Nacional de Pessoa com Deficiência, mostrando o que cada aluno tem no seu intelectual, no seu cognitivo para esse trabalho belíssimo, defendendo a causa da educação especial”, disse.

A turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Modalidade de Educação Especial, da professora Celina Silvia Rocha, da escola municipal São Vicente de Paula, apresentou a Dança: “A Bela e Fera” e a turma do 3° D, da escola municipal Maria Leide Amorim, interpretou a música: Ser diferente é normal, cantado por Gilberto e Preta Gil.
Workshop

No workshop, escolas mostraram por meio de stand suas práticas exitosas e trabalho desenvolvido com seus alunos com deficiência. Além disso, foi apresentado para o público as ações desenvolvidas no Complexo Municipal de Educação Especial, como o Programa de Implante Coclear (PIC); o Programa de Alfabetização de Leitura e Escrita (Proale); o atendimento hospitalar; o Projeto Alegoria de Honra Relato da Prática Pedagógica, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Caio Carlos Frota de Medeiros; o projeto “Aprendendo com os Jogos”, criado pela escola municipal Caminha Monteiro; dentre outras ações inseridas no município de Manaus que valorizam e respeitam a diferença das pessoas com deficiência atendidas pela Semed.
Fotos – Salomão Jr / Semed

Post Relacionado

Profissionais de saúde da prefeitura discutem saúde de pessoas migrantes e expatriadas 

victoria Farias

Prefeitura de Manaus convoca aposentados e pensionistas a realizarem o recadastramento 2024 para evitar suspensão de pagamentos

victoria Farias

Divórcios no Amazonas aumentam após processo poder ser realizado online

Shayenne