Documento firmado com a organização Softex Amazônia foca no projeto Inovação 360 e cinco grandes objetivos a serem cumpridos
…
Como mais um grande passo rumo a uma cultura de inovação, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio do Laboratório de Inovação do MPAM (iMPacta LAB), anuncia a assinatura de um acordo de cooperação técnica (ACT) com a Softex Amazônia, organização coordenadora do Programa Prioritário de Fomento ao Empreendedorismo Inovador (PPEI). A iniciativa, que tem como pilar central o projeto Inovação 360 MP Amazonas, visa ao desenvolvimento de inovações e à implantação de práticas inovadoras no âmbito do MPAM.
O primeiro dos objetivos dessa cooperação técnica, cuja execução estará a cargo da aceleradora de startups Venture Hub, é a capacitação de servidores e membros em metodologias de inovação. A Softex conduzirá treinamentos em metodologias como design thinking, lean startup e agile, conhecimentos que serão aplicados na resolução de problemas e na melhoria dos processos internos do órgão.
“Estou confiante de que, com o empenho e a dedicação de todos os envolvidos, conseguiremos alcançar resultados extraordinários. Este acordo é mais do que uma parceria técnica; é um compromisso com o futuro do Ministério Público e com o bem-estar de toda a sociedade amazonense. Vamos juntos transformar essa visão em realidade”, afirmou o promotor de Justiça André Lavareda, coordenador do Laboratório de Inovação do MPAM (iMPacta LAB).
Incentivador da política de modernização no MPAM, o procurador-geral de Justiça (PGJ), Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, parabenizou os membros (promotores e procuradores) e servidores envolvidos nesta nova fase no Ministério Público. “A modernização do parquet não passa apenas pela aquisição de equipamentos e tecnologias, mas também pela mudança de mindset do time. A inovação precisa integrar todos os nossos esforços em benefício da população amazonense. Ao desenvolvermos essas competências, estaremos não apenas aprimorando nossa eficiência e eficácia, mas também preparando o Ministério Público para enfrentar os desafios complexos que o futuro nos reserva. Parabenizo todos os membros e servidores pelo empenho para acelerar o processo de inovação”, comentou o PGJ.
Mais quatro objetivos norteiam a parceria:
* Identificação e priorização de desafios internos: mapeamento, entrevistas e workshops que identificarão e priorizarão os principais desafios internos do MPAM;
* Mapeamento de soluções inovadoras: soluções inovadoras utilizando abordagens ágeis e centradas no usuário, assegurando que as soluções sejam tanto eficientes quanto eficazes;
* Estímulo à mentalidade de inovação contínua: promoção de uma cultura organizacional que valorize e incentive a inovação contínua, mediante campanhas de comunicação e reconhecimento de iniciativas inovadoras.
* Implementação de uma estrutura de governança: garantia de sustentação e continuidade da cultura de inovação no MPAM, integrando essas iniciativas no planejamento estratégico da instituição.
Foto: Divulgação