Blitz Amazônico
Ministério Público - AM

Novos promotores do MPAM recebem instruções sobre atividades de inteligência em programação no MPAM em workshop

Além de visitas técnicas nas sedes do CIISP-N, Censipam, CICC e Abin, promotores também acompanharam palestras

Os novos promotores de Justiça do Ministério Público do Amazonas (MPAM) receberam, entre esta segunda e terça (13 e 14/05), instruções sobre atividades de inteligência à disposição da instituição durante o “Workshop Inteligência e Investigação em Segurança Pública”, promovido pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias Criminais (Caocrimo). Nos dois dias, os promotores foram acompanhados pelo promotor de Justiça Igor Starling, que é coordenador  do Caocrimo e do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

Durante as instruções ontem, os promotores realizaram visitas técnicas às sedes do Centro de Inteligência de Segurança Pública Regional Norte (CIISP-N), do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Nas sedes dos órgãos de inteligência, foram ministradas palestras sobre as atividades de inteligência que estão à disposição do MPAM para o desenvolvimento de investigação e apuração de informações. Além disso, os promotores também foram capacitados sobre os meios que os órgãos de inteligência possuem para dividir e fornecer informações entre si.

Para o procurador-geral de Justiça do MPAM Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, o evento foi direcionado aos promotores substitutos que vão atuar no interior do Estado. “Com visitas técnicas como estas, os novos promotores têm a oportunidade de se familiarizar com todas as ferramentas disponíveis para a condução de investigações com mais eficácia. Trata-se de uma iniciativa de suma importância para estes novos promotores e para os municípios onde atuarão”, afirmou o PGJ, que também agradeceu aos órgãos de inteligência que colaboraram com a realização do evento.

As palestras realizadas na segunda-feira (13/05) e nesta terça fazem parte do programa de formação dos novos promotores de Justiça do MPAM, visando prepará-los de maneira abrangente antes de ingressarem em suas atribuições.

Segundo dia

Em continuidade à programação do Workshop Inteligência e Investigação em Segurança Pública, na tarde desta terça-feira (14/05), o Caocrimo/Gaeco promoveu, no auditório Gebes de Mello Medeiros, palestras com várias autoridades da área de segurança de órgãos públicos do Estado.

Entre os temas ministrados nas palestras, destacam-se investigação policial, sistema de segurança, atividades de inteligência, apuração e informação disponíveis no MPAM.

Além do Gaeco, participaram das palestras representantes da Assessoria Central de Inteligência da Polícia Militar do Amazonas (ACIPMAM), do Departamento de Inteligência da Polícia Civil, da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), do Núcleo de Inteligência de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça do Amazonas, da Controladoria-Geral da União no Amazonas, do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), da Casa Militar, da Marinha do Brasil e do Batalhão de Inteligência do Exército.

Foto: Ulisses Farias

Post Relacionado

MPAM move Ação Civil Pública para assegurar acessibilidade na Policlínica Codajás

blitzamazonico

Em Brasília, procurador-geral de Justiça do MPAM é eleito vice-presidente do CNPG da Região Norte

blitzamazonico

MPAM encerra campanha interna em prol do Rio Grande do Sul com a arrecadação de água mineral, alimentos, roupas e itens de higiene

blitzamazonico