Blitz Amazônico
AmazonasCidadaniaCidadania

Wilson Lima tenta e não consegue censurar informação contra aumento da pobreza no Amazonas em sua gestão

O governador do Amazonas e candidato à reeleição Wilson Lima (UB) tentou mas não conseguiu, via Justiça Eleitoral, censurar o também candidato ao governo Ricardo Nicolau (RP), que lhe acusou de, por “incompetência”, levar o Estado a ser o segundo estado mais pobre do Brasil.

Wilson Lima acionou a Justiça Eleitoral com pedido de concessão de direito de resposta sob o fundamento de que Nicolau teria veiculado peça publicitária com informação “sabidamente inverídica na propaganda eleitoral gratuita e também em suas redes sociais”. Ressalta que essa informação inverídica busca acusar o atual governador de ser um mau gestor, através de fatos inverídicos.
A defesa de Ricardo Nicolau defendeu que suas afirmações estão embasadas em pesquisas recentes, como o Mapa da Nova Pobreza, divulgado em 2021, pela Fundação Getúclio Vargas, bem como em diversas matérias jornalísticas divulgadas pela imprensa local.
O juiz auxiliar da Propaganda Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral (TER) Márcio André Lopes Cavalcante considerou que se trata de assunto amplamente difundido de imprensa, e que não há que se falar em afirmação “sabidamente inverídica”.
De acordo com ele, a propaganda eleitoral ifoi embasada em notícias veiculadas na imprensa e que a propaganda de Ricardo Nicolau, no caso, “localiza–se na seara da liberdade de expressão, pois enseja crítica política afeta ao período eleitoral”.
O Amazonas registrou, em 2021, o maior percentual de pobreza de sua população dos últimos 10 anos. Com mais da metade de sua população (51%) considerada pobre, o Estado passou a ocupar o segundo lugar no Mapa da Nova Pobreza, divulgado pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas – FGV Social. São cerca de 2,1 milhões de pessoas nesta situação.




Veja a decisão:


https://sedesc1-jud-01.tse.jus.br/mural-consulta-back-end/rest/publicacao/download/1547108

Post Relacionado

Prefeitura instala assentos e lixeiras nos terminais de ônibus para comodidade dos usuários

Victória Farias

Ôninus da linha 005 tem rota alterada para beneficiar moradores do Tarumã, em Manaus

Jessika Caldas

Prefeitura de Manaus revitaliza praça das Flores com áreas de lazer, esporte e biblioteca comunitária no Planalto

blitzamazonico