A Delegacia Especializada em Crimes Contra a Pessoa Idosa (DECCI) aumentou em 110% o número de procedimentos policiais, entre Inquéritos (IP’s), cumprimento de mandados de prisão e Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCO’S), entre os meses de janeiro e abril deste ano, em relação ao mesmo período de 2023. Os números, de acordo com a delegada da (DECCI), Andrea Nascimento, demonstram o comprometimento das Forças de Segurança na defesa dos direitos da pessoa idosa.
Os dados foram apresentados como destaque, durante o 24° Ciclo de Gestão para Desempenho (CGD), realizado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), que certificou a unidade pelo melhor desempenho entre as unidades especializadas. A delegada Andréa Nascimento, titular da DECCI, ressaltou que os números são positivos e os resultados são frutos de um trabalho que foi feito com excelência.
“A certificação foi recebida de forma muito alegre por toda a equipe da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Pessoa Idosa, porque significa um reconhecimento ao trabalho que é realizado por toda a equipe, que envolve desde o trabalho de atendimento, de investigação, ao trabalho cartorário”, destacou a delegada.
Ocorrências
No primeiro quadrimestre, de acordo com a delegada Andrea Nascimento, foram registrados cerca de 1.500 Boletins de Ocorrências (BOs), e recebidas mais de 700 denúncias anônimas por meio dos canais de denúncias. Conforme os números, por semana, a unidade recebe cerca de 70 denúncias e registra, aproximadamente, 100 BOs.
“Nós, da Delegacia da Pessoa Idosa, temos a preocupação de averiguar e investigar todas essas denúncias recebidas, sejam por meio do disque-denúncia ou dos boletins que são registrados na nossa unidade. Além disso, diligenciamos nas casas das vítimas a fim de constatar a procedência dessas denúncias para as providências cabíveis”, frisou a delegada.
As ações resultaram na produção de 127 Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCOs), 198 de Inquéritos Policiais, foram solicitadas 54 medidas protetivas, cumprimos dois mandados de prisão e 8 prisões em flagrante.
FOTO: Divulgação/SSP-AM