Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaInternacional

Furacão Fiona piora após atingir República Dominicana e Porto Rico

O furacão Fiona se agitava rumo ao norte na noite de segunda-feira (19), depois de trazer chuvas torrenciais e ventos fortes para a República Dominicana e provocar uma queda total de energia no vizinho Porto Rico, onde pelo menos duas pessoas morreram.









O furacão de categoria 1 provavelmente se tornará de categoria 3 à medida em que avança pelas águas quentes do Caribe em direção às Ilhas de Turks e Caicos.

Na terça-feira, o centro de Fiona deve passar perto ou a leste do arquipélago, que está atualmente sujeito a um alerta de furacão, informou o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC). As condições de tempestade tropical também eram esperadas nas Bahamas.

Depois de atingir Porto Rico, Fiona atingiu a República Dominicana, perto de Boca Yuma, às 3h30 no horário local, segundo o NHC. O centro da tempestade atingiu a costa norte de Hispañola antes do meio-dia.

É o primeiro furacão a atingir diretamente o país desde que o Furacão Jeanne deixou prejuízos graves no leste do país em setembro de 2018.

Fiona causou graves inundações, deixando vários vilarejos isolados e cerca de 800 desalojados e mais de 11 mil pessoas sem energia elétrica na região leste do país.

“O dano é considerável”, disse o presidente da República Dominicana, Luis Abinader. Ele planeja declarar estado de calamidade nas províncias de La Altagracia, onde fica o famoso balneário de Punta Cana, El Seibo e Hato Mayor.

Em Porto Rico, território dos Estados Unidos, os moradores ainda enfrentavam ventos fortes, raios frequentes e chuvas fortes.

O Furacão Fiona chegou lá na tarde de domingo, despejando 762 mm de chuva em algumas áreas.

A tempestade ocorre cinco anos depois que o território caribenho dos EUA foi devastado pelo furacão Maria, que desencadeou o pior apagão de energia dos EUA.

Post Relacionado

Pré-inscrições do curso de ‘Cuidador de Idosos’ da Fundação Doutor Thomas são preenchidas em duas horas

Patrick

Jovem pula da Ponte Rio Negro na frente de ciclistas na noite desta quinta-feira (17); veja

Shayenne

Indicação de Roberto Cidade beneficiará usuários e trabalhadores da Feira Municipal do Coroado 3

Redação