Aline Kenny Souza da Silva, (40), desempenha múltiplos papéis em sua vida: esposa, mãe, empreendedora individual e atualmente, a presidente do Instituto Mama Vida. Sua história é um testemunho emocionante de amor e superação, moldada pela luta contra o câncer de mama e a determinação de fazer a diferença na vida de outras mulheres.
A saga de Aline com o câncer de mama teve início com sua mãe, Irlanda Maria Macêdo de Souza, uma costureira talentosa, que enfrentou a doença quando Aline tinha apenas 18 anos. Irlanda travou uma batalha corajosa, mas, infelizmente, os efeitos colaterais a levaram, deixando Aline com uma saudade eterna.
Em 2015, aos 32 anos, Aline recebeu um diagnóstico devastador: câncer de mama do subtipo Triplo Negativo com Mutação Genética BRCA1 Positivo, considerado um dos mais agressivos e sem tratamento específico. Ela enfrentou corajosamente quimioterapia, cirurgia de mastectomia na mama direita, e finalmente a radioterapia. Em 2016, superou as adversidades, mas seu sonho de ser mãe parecia impossível.
Contrariando todas as probabilidades, Aline engravidou e deu à luz a Antônio Gael em 2017. Seu filho chegou ao mundo perfeito e saudável, trazendo esperança em meio à escuridão da doença.
A FUNDAÇÃO DO INSTITUTO MAMA VIDA
Em julho de 2021, Aline enfrentou um segundo diagnóstico da doença, uma recidiva em cima da cirurgia onde já havia retirado a mama, e um novo câncer, desta vez na mama esquerda, ambos do mesmo subtipo agressivo. Tendo que passar pela segunda vez por todo o processo de tratamento novamente, quimioterapia, retirada do nódulo da mama direita e mastectomia da mama esquerda, radioterapia e quimioterapia oral, totalizando assim 2 anos de um logo tratamento que foi encerrado em maio de 2023, perdendo ambas as mamas no processo.
Durante esse período, Aline testemunhou as dificuldades e limitações enfrentadas por pacientes de câncer de mama e viu muitas colegas perderem empregos, relacionamentos e esperança. Foi então que nasceu o Instituto Mama Vida, fundado por Aline em outubro de 2021. A organização tem como missão apoiar mulheres em situações de vulnerabilidade, oferecendo próteses mamárias externas (um tributo aos ensinamentos de costura deixados por sua mãe), lenços, turbantes, perucas, cestas básicas e apoio psicológico para ajudar a restaurar a autoestima de mulheres mastectomizadas.
O Instituto Mama Vida cresceu, e já vai pro seu segundo ano, com a maioria de seus membros sendo pacientes em tratamento ou sobreviventes que abraçaram a causa como uma nova maneira de enfrentar essa fase difícil. Aline e sua equipe seguem sua missão de doar amor em meio à dor, fortalecendo mulheres mastectomizadas e promovendo o respeito por si mesmas.