Blitz Amazônico
DENÚNCIAS

Denúncias de Conduta Vedada em Campanha Eleitoral do Coren-AM revelam abordagem questionável

As denúncias que chegam constantemente ao Rio Negro Notícias (RNN) expõem uma possível conduta vedada em apoio à Chapa 3 durante a campanha para a eleição do Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM).

Profissionais da área de enfermagem estão expressando seu descontentamento por receberem mensagens que, ao mesmo tempo em que solicitam votos para a Chapa 3, também oferecem treinamento para mestrado aos enfermeiros e técnicos. Essas mensagens, enviadas sem autorização para divulgação de seus contatos pessoais, têm gerado incômodo e questionamentos.

As capturas de tela autênticas compartilhadas com a reportagem do RNN mostram que o remetente dessas mensagens é o professor da Escola de Enfermagem da UFAM e atual Diretor, Esron Rocha. Além de solicitar apoio para a Chapa 3, o professor promove um suposto treinamento online para preparação de enfermeiros para mestrado, programado para 09 de agosto, indicando que essa seria uma atividade recorrente no município.

O fato que desagradou os eleitores não foi apenas a promessa em si, mas também o recebimento dessas mensagens de assédio em seus números pessoais, sem terem autorizado a divulgação dos contatos para essa finalidade. Curiosamente, o próprio remetente das mensagens revela ter obtido os contatos dos enfermeiros por meio da lista de coordenadores do Plano Nacional de Imunização (PNI) da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas.

A abordagem do professor Esron Rocha, durante um período eleitoral, é incomum, uma vez que a oferta limitada e restrita do mestrado da UFAM é conhecida. Isso levanta suspeitas de que tal comportamento possa estar relacionado a uma tentativa de angariar apoio para a Chapa 3.

O Código Eleitoral do Sistema Cofen/Coren, em seu artigo 42, veda a doação, oferta, promessa ou entrega de vantagem pessoal e material ao eleitor, com o objetivo de obter votos, inclusive através da distribuição de brindes.

A reportagem entrou em contato com a Chapa 3, “Somos o que Somamos”, representada pelos professores Zilmar Augusto de Souza Filho e Maria Alex Sandra Costa Lima Leocádio, e aguarda um posicionamento sobre o caso.

A incógnita persiste: Será que eleitores apoiando outras chapas concorrentes receberão o mesmo tipo de apoio do professor para acessar o mestrado da UFAM?

Diante disso, a resposta da UFAM a esses relatos também é aguardada, enquanto a eleição para definir a nova composição do Coren-AM está marcada para 1º de outubro.

Com informações do Portal Rio Negro

Post Relacionado

À DERIVA! Prefeito de Barcelos Edson Mendes afirma que Governador Wilson Lima não cumpriu promessa e abandona o barco

Redação

*Crise? Pandemia? Patrimônio de Arthur cresce 1462% desde o último mandato como prefeito de Manaus*

Redação

UNINORTE é suspeita de estimular venda casada em cerimônia de formatura, diz aluna

blitzamazonico