A partir do dia 17/10, a Prefeitura de Manaus, por meio da Manaus Previdência, dará início ao Censo Previdenciário 2022.
A cada quatro anos, a autarquia realiza o recenseamento de todos os servidores públicos efetivos do município, inclusive aposentados e pensionistas. O último aconteceu em 2016, ocorrendo uma pausa nos anos seguintes, em razão da pandemia da Covid-19 e retornando este ano.
O Censo Previdenciário tem o intuito de atualizar a base de dados de todos os segurados e beneficiários da autarquia. A diretora de Previdência (Diprev) da autarquia, Ana Silvia Domingues, explica que ele é uma exigência legal e pré-requisito para manutenção da certificação do Pró-Gestão, que é um selo de qualidade em gestão de previdência entregue aos institutos de previdência pelo governo federal.
Para o Censo, é obrigatório que o público-alvo informe, por exemplo, se possui tempo anterior na iniciativa privada, no caso de servidor ativo, a existência ou inexistência de dependentes para fins previdenciários, confirme ou atualize o seu estado civil, entre outras informações.
O Censo será realizado por meio do link https://agendacenso.com.br/manausprev, no prazo de 17/10 a 17/12/2022.
Dúvidas e esclarecimentos poderão ser direcionados para os canais de atendimento via WhatsApp (92) 99280-9796 e e-mail censo.manausprev@agendaassessoria.com.br
Ao acessar a página do Censo, o servidor deverá preencher as informações solicitadas e anexar os documentos relacionados de acordo com a sua categoria (servidor ativo, aposentado ou pensionista). É importante lembrar que os servidores ativos e aposentados também deverão atualizar e enviar os documentos relativos aos seus dependentes previdenciários: cônjuge/companheiro, filhos/equiparados até 21 anos ou maiores inválidos, dentre outros.
Foto – Antônio Pereira / Arquivo Semcom