Blitz Amazônico
Brasil

Alerta: saiba como acontece o “golpe da chamada de vídeo”

Mas uma modalidade de crime entra para a lista de alerta dos brasileiros o “golpe da chamada de vídeo”. Com apenas uma ligação, criminosos conseguem chantegear vítmas e extorquir quantias de dinheiro.

Essa nova prática criminosa é feita em segundos. Uma armadilha, tudo que o golpista precisa é que a vítima atenda a ligação para iniciar a chantagem e pedir altas quantias em dinheiro. A pessoa já aguarda do outro lado da tela e mostra as partes íntimas.

Assim que o rosto da pessoa aparece na tela, ao lado das imagens íntimas, o golpista tira um print e captura o momento. Após o fim da ligação, o criminoso ameaça divulgar a foto na internet caso a vítima se negue a pagar a quantia exigida.

A estudante de direito Luana Pinheiro Monteiro chegou a receber mensagens de um golpista com fotos do órgão genital. O homem tentou fazer ligações por vídeo durante semanas, mas a jovem não atendeu a chamada e bloqueou o contato.

“Eu fiquei preocupada. Por mais que você não esteja fazendo nada, no momento em que você atender a ligação ele vai usar a sua imagem como uma forma de provar que você estava participando da conversa”, contou.

O advogado especialista em crimes cibernéticos Luiz Augusto D’Urso contou que os valores exigidos pelos golpistas podem mudar, a depender de quem for a vítima. “No início, pede-se R$ 1.000 ou R$ 2.000, varia quando se trata de alguém famoso ou conhecido. Quando a pessoa cede à extorção, essa situação só se agrava”, explicou.

Para evitar esse tipo de golpe, segundo o especialista, a regra é clara: não atender a chamadas de vídeo de números desconhecidos. Outra opção é cobrir a câmera do celular, para que o rosto não apareça durante a ligação.

Portal CM7

Post Relacionado

Polícia faz ação para prender 22 suspeitos de integrar facção

EDI FARIAS

Bancas de concurso para juízes terão paridade de gênero obrigatória

EDI FARIAS

São Paulo traz iluminação especial em homenagem a Pelé

EDI FARIAS