A Prefeitura de Manaus, representada pela Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), está participando do 5º Congresso Brasileiro de Investimentos, que acontece até esta sexta-feira, 10/3, em Florianópolis, Santa Catarina. Considerado o maior congresso nacional de investimentos para Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), o evento é promovido pela Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem).
Entre os temas abordados, o congresso está discutindo atualizações acerca de Investimentos e de legislação para RPPS, além de promover a interação dos gestores de RPPS e especialistas em investimentos mais renomados do país.
O titular da Semad, Ebenezer Bezerra, explica que a participação da equipe da secretaria está relacionada à missão de implementar o regime de Previdência complementar pelo município de Manaus.
“O objetivo do 5º Congresso Brasileiro de Investimentos dos RPPS é discutir o cenário econômico brasileiro e internacional e apresentar perspectivas de investimentos para os regimes de Previdência. A responsabilidade assumida pelo prefeito David Almeida inclui, entre outras coisas, promover a educação previdenciária de natureza complementar e, principalmente, acompanhar a gestão do fundo de pensão que vem sendo realizada pela entidade fechada de Previdência complementar Viva Previdência”, destaca, lembrando que a qualificação de gestores e técnicos é o motivo primordial para que a Semad participe de eventos dessa natureza.
Palestras
O congresso, organizado pela Associação Brasileira de Instituições de Previdência (Abipem), tem duração de três dias, com um total de 17 palestras, com orientações sobre os principais desafios, tendências e estratégias para o cenário de 2023, com temáticas como: “Consignado – Dificuldades na implementação e importância para rentabilidade da carteira”, “A responsabilidade dos profissionais do RPPS nos investimentos”, “Renda fixa – títulos públicos, privados, derivativos e seus riscos”, “Pró-Gestão e certificação dos gestores” e “Governança nos investimentos”, entre outros.