Blitz Amazônico
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas discute manejo integrado da Bacia do rio Putumayo-Içá em Bogotá

Representantes da pasta de meio ambiente do Brasil, Peru, Equador e da Colômbia estão reunidos em Bogotá, de 14 a 16 de fevereiro, para discutir a implementação do Projeto de Manejo Integrado da Bacia do Rio Putumayo-Içá, realizado pela Wildlife Conservation Society (WCS). Representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) estão no encontro representando o Amazonas.

O Rio Putumayo-Içá é o único da bacia amazônica a drenar os territórios dos quatro países. Em seu lado brasileiro, ele é denominado rio Içá, desaguando próximo ao município de Santo Antônio do Içá, a 881 quilômetros de Manaus. No Brasil, o Governo Federal indicou o Estado do Amazonas para fazer as articulações, o acompanhamento e o monitoramento do projeto. 

“Esse encontro tem por objetivo fortalecer as condições de capacitação para que os países participantes (Brasil, Colômbia, Equador e    Peru) gerenciem o compartilhamento dos ecossistemas de água doce da bacia do Putumayo-Içá, na região amazônica. Nós, do Amazonas, temos tratado essa agenda como prioritária”, disse o assessor de Recursos Hídricos da Sema, Izaias Nascimento. 

No âmbito regional, as atividades do programa vão ocorrer integralmente no Amazonas, coordenadas pela Sema. Até o momento, o Brasil, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas, foi o único país que já assinou o Termo de Cooperação com a WCS, para iniciar a execução do projeto. 

Durante o evento estão sendo apresentados os modelos de implementação e os avanços técnicos do Projeto, além das estratégias para atender os padrões ambientais e sociais no âmbito da bacia. O encontro também serviu para definir os modelos de operação do Comitê Diretor do Projeto, encarregado da supervisão geral e direção da iniciativa.

Além de representantes da Sema, estão no evento membros do Ministério do Meio Ambiente do Peru, do Ministério do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Colômbia e do Ministério do Meio Ambiente, Água e Transição Ecológica do Equador. Também participaram técnicos do Banco Mundial, do projeto Amazon Sustainable Landscapes (ASL, ou Paisagens Sustentáveis da Amazônia) e da WCS. 

Sobre o projeto

O programa de Gerenciamento Integrado de Bacias Hidrográficas do Rio Putumayo-Içá é uma iniciativa financiada pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (no inglês, Global Environment Facility – GEF), tendo o Banco Mundial como agência implementadora do projeto. 

Wildlife Conservation Society (WCS) é a organização responsável pela execução das ações. O Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia apoiou o processo de coordenação e preparação da iniciativa.

Ao todo, o projeto deve investir $12.844.037 para implementação do manejo integrado da bacia do Rio Putumayo-Içá nos países participantes.

FOTOS: Divulgação/Ministério do Meio Ambiente da Colômbia

Post Relacionado

Governo do Amazonas apoia feira de ciências em Lábrea 

EDI FARIAS

Wilson Lima destaca que Estado trabalha para tornar aeroporto de Manaus um ‘hub’ aéreo da Amazônia

blitzamazonico

Governo do Amazonas oferece Curso Gratuito de Defesa Pessoal Feminina

EDI FARIAS