Blitz Amazônico
Amazonas

Governo realiza agendamento para castração solidária de animais domésticos, na área do Prosamin+

A ação será realizada pela UGPE, que executa o programa, em parceria com a Sema

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) realizaram, nesta quarta-feira (11), o agendamento dos animais domésticos (cães e gatos) para castração solidária, na Comunidade da Sharp, zona leste, área de obras do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+). A ação ocorreu na escola Manuel Rodrigues de Souza, bairro Armando Mendes.

O coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo, afirmou que ainda na fase de estudos de Impactos Ambientais e Sociais (EIAS) para implantação do Prosamin+, constatou-se um grande número de animais domésticos na área da Comunidade da Sharp. “As experiências adquiridas na execução do programa, em outras fases, demonstraram que durante o reassentamento muitas famílias abandonavam seus animais domésticos, então, diante disso, o setor ambiental e social da UGPE realizou uma ação de sensibilização para que isso não ocorra e solicitou o apoio da Sema”, afirmou o coordenador.

Ao longo do dia foram realizados 200 agendamentos para castrações, que vão ocorrer a partir desta quinta-feira (12/01) até sábado (14/01). A ação será executada pela Unidade Móvel de Castração da Sema.

O Castramóvel da Sema já atendeu, em Manaus, mais de 10 mil animais, que foram esterilizados desde o início das operações, em outubro de 2021. A coordenadora do projeto, Vanessa Menezes, destaca a importância da política para o bem-estar animal.

“A castração dá mais qualidade de vida aos animais, evita o abandono, impede que sejam fatores de zoonoses e, também, que se insiram em áreas de floresta e interfiram na fauna silvestre, mantendo um equilíbrio que vai desde a saúde pública até o meio ambiente”, pontuou.

Sensibilização
Nos dias 9 e 10 de janeiro, técnicos da UGPE e da supervisão de obras, realizaram ação de sensibilização na área, conscientizando as famílias acerca do bem-estar do animal, das legislações que os protegem de maus-tratos, além de informarem sobre os agendamentos para a castração solidária.

O subcoordenador ambiental da UGPE, engenheiro florestal Otacílio Cardoso Júnior, ressaltou que a iniciativa de realizar essa ação partiu do grande número de animais soltos na comunidade, e que a ação tem também o apoio da Assembleia Legislativa (ALE), através da Comissão de Proteção aos Animais, Assuntos Indígenas, Cidadania e Legislação Participativa (CPAIP).

A moradora, Flaviana Evangelista, considerou a ação importante e afirmou que vai levar o gato e cachorra que moram com ela, para serem castrados. “Eu vejo essa iniciativa como uma ótima oportunidade para as pessoas que não têm condições de realizar o procedimento, nos seus bichinhos. A castração é importante para proteger os animais, principalmente as fêmeas”, destacou

Fotos: Tiago Corrêa – UGPE

Informações para a Imprensa: Assessoria de Comunicação da Unidade Gestora de Projetos Especiais/Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (UGPE/Prosamin+): Roseane Mota (99126-7364) e Tiago Pires Corrêa (98249-0635).

Post Relacionado

Abrasel divulga resultado do “2º Ranking Melhores Experiências” de estabelecimentos do setor da alimentação

Shayenne

Iniciativas de Unidades de Conservação contribuem para regramento do manejo sustentável de jacaré no Amazonas

Patrick

De acordo com a PESQUISA do Instituto Diário: Falta apenas 11 meses, tchau, WILSUN! Acabou a brincadeira a povo não aguenta mais

Redação