Blitz Amazônico
Cidadania

Assembleia Legislativa destaca iniciativas institucionais para combater o racismo

Na última  sexta-feira (18) e neste domingo (20), são celebrados respectivamente o Dia Nacional de Combate ao Racismo e o Dia Nacional da Consciência Negra, esse último em alusão ao dia de morte do herói da resistência contra a escravidão no Brasil e líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi. A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), destaca suas iniciativas institucionais e propostas legislativas de combate ao racismo e promoção dos direitos da população negra. 

Todos os anos, a Aleam promove a entrega do Prêmio Nestor Nascimento, criado como parte do programa de Educação Cidadã da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, o Educando pela Cultura. O prêmio é destinado a premiar e homenagear com troféus, medalhas e certificados as personalidades locais e regionais que atuam em ações voltadas à promoção da igualdade racial, políticas afirmativas e combate ao racismo. 

Desde 2021, com o Projeto de Resolução Legislativa (PRL) nº 45/2021, de autoria da deputada estadual Therezinha Ruiz (UB), o Prêmio foi instituído e faz parte do calendário da Casa. Em 2022, realizada a 4ª edição do Prêmio, no dia 4 de novembro. 

A premiação é uma homenagem ao ativista negro do Amazonas com destaque internacional, Nestor José Soeiro do Nascimento, que foi fundador da Associação dos Moradores e Amigos da Praça 14 de Janeiro e da Escola de Samba da Vitória Régia.

Leis

O presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (União Brasil), relembra que a Lei 5.620/2021, de sua autoria, instituiu campanhas educativas permanentes de combate ao racismo nas escolas, eventos esportivos e culturais e criou o selo “Amazonas pela Promoção da Igualdade Racial”.

Segundo Cidade, seu mandato é atento à questão de combate ao racismo. Ressaltou que é dever de todos os homens públicos atuarem nessa questão, pois a discriminação racial ainda é uma triste realidade no País.

“É lamentável que, em pleno século 21, ainda existam casos de racismo. Racismo é algo que precisa ser combatido. Para isso é imprescindível estimular campanhas educativas em escolas e em eventos esportivos e culturais”, destacou.

A Lei 5.620/2021 determina, também, que para liberação de recursos, patrocínio de eventos esportivos e culturais, é facultada a exigência da realização dessas campanhas.

Projetos de Lei

Tramitam na Casa atualmente algumas propostas de combate ao racismo na sociedade. O Projeto de Lei (PL) nº 236/2022, de autoria do deputado Tony Medeiros (PL), propõe a criação do programa permanente de combate ao racismo nas escolas da Rede Estadual do Amazonas, que funcionaria promovendo ciclos de debates públicos sobre o tema e uma campanha permanente de sensibilização dos estudantes e profissionais de educação sobre o racismo na sociedade. 

Outro PL voltado ao tema é o de nº 18/2022, de autoria da deputada Joana Darc (União Brasil), que propõe a criação da campanha estadual 21 dias de Ativismo de Combate ao Racismo. A campanha seria realizada anualmente, entre os dias 20 de novembro e 10 de dezembro, datas do Dia da Consciência Negra e do Dia Internacional dos Direitos Humanos, respectivamente. Na proposta, o objetivo da campanha é alertar a sociedade sobre o tema, promovendo o combate à violência e garantindo a dignidade e a cidadania das pessoas negras. 

Também tramita no Poder Legislativo o PL de nº 487/2021, de autoria da deputada Mayara Pinheiro, que propõe penalidades aos torcedores e clubes de futebol cujas torcidas praticarem atos de racismo ou homofobia nos estádios do Amazonas. A proposta torna infração administrativa a prática ou a indução a atos preconceituosos durante os jogos da modalidade. Em caso de infração, o torcedor ou clube de futebol pode levar uma advertência ou pagar multa de até R$ 2 mil reais, se houver reincidência.

Post Relacionado

Semacc conclui planejamento de metas de 2022 e 2023 para atender plano de ações da Prefeitura de Manaus

Redação

Polícia Civil do Amazonas deflagra Operação Resguardo em Manaus

Victória Farias

Motoqueiro tem pescoço cortado por linha com cerol enquanto saia para buscar esposa no trabalho

Shayenne