Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPolítica

Carnaval de Aracati, no Ceará, torna-se oficialmente manifestação da cultura nacional

O Carnaval de Aracati (CE) tornou-se oficialmente manifestação da cultura nacional. A Lei 14.279, de 2021, com essa previsão, foi sancionada na terça (28) e publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (29). O objetivo da medida é valorizar a cultura do carnaval na cidade e consolidá-la como destino turístico.
A norma é originária do PL 1.501/2019, aprovado em 1º de dezembro pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). O texto é de autoria da Câmara dos Deputados e, como tinha caráter terminativo, seguiu diretamente para sanção.
Segundo o relator da matéria, senador Cid Gomes (PDT-CE), a tradicional Festa de Momo em Aracati é realizada há décadas, reunindo quase 500 mil pessoas em única noite. O parlamentar destacou a relevância do evento para o turismo e a economia da região e informou que a festa é realizada principalmente em quatro distintos palcos: Praia de Majorlândia, Praça da Comunicação, Rua Coronel Pompeu e Rua Coronel Alexanzito. Nessa última, conforme Cid, realiza-se o chamado Carnaval Cultural, visto que a rua integra o centro histórico da cidade, com seus sobrados e casarões portugueses, que remontam à época da colonização.

“Aracati, por sinal, conta com expressivo acervo arquitetônico do período colonial de nossa história, tendo sido elevada à categoria de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional pelo Iphan, no ano de 2001. E é na riqueza desse patrimônio histórico que a festa popular tem lugar todos os anos”, destaca Cid, no parecer.
Fonte: Agência Senado

Post Relacionado

Eduardo Braga é o candidato que mais cresce no Amazonas, revelam pesquisas

Redação

Em comemoração aos 185 anos, Polícia Militar promove exposição no Shopping Grande Circular

Patrick

Roberta Bindá assume Diretoria de Comunicação CMM

EDI FARIAS