Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaEducação

Transferência de alunos da rede municipal inicia nesta quarta-feira em Manaus

Manaus/AM – A Prefeitura de Manaus inicia nesta quarta-feira (12), o período de transferência para alunos que já fazem parte de escolas da rede pública de ensino. O processo deve ser realizado por meio do site https://www.matriculas.am.gov.br/ até quinta-feira (13). Já as matrículas para novos alunos serão realizadas na próxima semana, nos dias 17 e 18/1.

Este ano, foram disponibilizadas mais de 67 mil vagas no site para as unidades de ensino da rede municipal. Desse total de novas vagas, 29.090 são para a educação infantil e 30.476, para o ensino fundamental. Para Educação de Jovens e Adultos (EJA), serão 7.714 vagas e, na educação especial, 434 vagas, com uma taxa de crescimento de 8,9%.

A gerente de matrículas da Semed, Darlene Liberato, reforça que, apenas após a reserva feita é que os pais ou responsável devem se encaminhar para a unidade de ensino escolhida. “Os pais ou responsáveis precisam ficar atentos porque é tudo pelo site, eles fazem a inscrição e a reserva de vaga. Eles só precisam ir à escola quando estiverem com a reserva de vaga feita com os documentos para confirmar a matrícula”, afirmou Darlene.

Em caso de perda do prazo, os candidatos terão que esperar o encerramento do período de matrícula para novos alunos, no próximo dia 19/1, para tentar outra oportunidade, quando será aberto o período para alunos retardatários.

  

Documentação

Para a confirmação da matrícula, é necessário apresentar os seguintes documentos: comprovante de escolaridade original, guia de transferência, histórico escolar ou declaração de transferência com validade de 30 dias; certidão de nascimento (original e cópia); CPF e RG (original e cópia) do responsável pelo aluno menor de idade.

Para os alunos maiores de 18 anos, de qualquer modalidade de ensino, será obrigatória a apresentação de comprovante de residência (cópia do último mês que anteceder a matrícula); cartão de vacinação (cópia); duas fotos 3X4 recentes do aluno e documento de identificação com foto (original e cópia) do responsável pela matrícula.

 

Cadastro

Para os alunos novatos na rede pública de ensino, a primeira etapa para solicitar a matrícula é o cadastro on-line dos responsáveis, que já pode ser feito no site. Basta inserir o nome, e-mail e CPF do responsável. Após isso, o sistema enviará um e-mail de ativação ao endereço eletrônico informado e o responsável deverá confirmar e ativar o cadastro.

Pela internet, os pais ou responsáveis precisam preencher as informações para solicitar a vaga na escola e ano de ensino do estudante novato. Após encerrar o procedimento no portal, a unidade de ensino escolhida irá confirmar a matrícula. Os documentos deverão ser apresentados no prazo indicado no sistema.

Para o tempo integral e escolas militares, as vagas estarão disponíveis no site, conforme o calendário de matrículas. Todos os que tiverem interesse estarão sujeitos à disponibilidade das vagas no site. Não serão trabalhados editais de maneira separada, e as vagas ficarão disponíveis para o público geral.

Post Relacionado

Na Compensa, Eduardo Braga firma compromisso de construir hospital na Zona Norte e de tornar efetivo o sistema de segurança

Redação

Prefeito David Almeida participa de lançamento do programa de fortalecimento das capacidades sustentáveis na região amazônica

Victória Farias

Prefeitura prorroga prazo final de inscrição do ‘Edital Concurso-Prêmio Manaus 2022 – Thiago de Mello, Novos Talentos’

Victória Farias