Blitz Amazônico
AmazonasCidadaniaCidadania

Justiça do Amazonas determina que criança com Atrofia Muscular receba remédio de R$ 2,2 milhões

 Amazonas – O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) determinou que o estado do Amazonas continue fornecendo gratuitamente o remédio nusinersena – Spinraza® que custa mais de R$ 2,2 milhões, à criança Fabiano Lorenzo Souza das Chagas, que sofre de Atrofia Muscular Espinhal (AME) tipo II, doença neurológica crônica que resulta em fraqueza muscular progressiva e letal. O menino mora em Maués.


O pedido foi feito pelo Ministério Público do Amazonas (MPAM) e a sentença foi comunicada ao Governo do Estado no dia 13 de janeiro.

“Sem essa medicação, Fabiano seria levado à morte de forma muito lenta, perdendo aos poucos os movimentos, por isso, a continuação do fornecimento desse medicamento resgata o maior valor da humanidade, no caso a vida. Para o MP, o processo em questão demonstra que o Órgão atua ao lado dos menos favorecidos na busca de seus direitos”, disse o autor da ação, promotor de Justiça Sérgio Roberto Martins Verçosa, titular da 02ª Promotoria de Justiça de Maués.

O tratamento de Lorenzo teve início em agosto de 2021, quando o Estado do Amazonas passou a fornecer o medicamento cumprindo a decisão de antecipação de tutela, concedida no dia 22/04/21, em ação civil pública de obrigação de fazer ajuizada no dia 06/04 pelo MPAM, em defesa dos interesses de Lorenzo. O tratamento se refere às doses quadrimensais de manutenção, conforme prescrição médica.

“Em contato com a mãe da criança, Loureine Brandão, a mesma relatou que o menino não apresenta mais tanta fadiga e já consegue fazer alguns movimentos que não fazia antes. Mesmo que ainda não consiga se movimentar por completo, comparado o presente com o passado, ele já apresenta resultados bastante positivos”, avaliou Verçosa.


FONTE: PORTAL CM7 

Post Relacionado

Prefeitura realiza obras de revitalização asfáltica e leva infraestrutura ao bairro Novo Aleixo

Victória Farias

Prefeito David Almeida realiza última fiscalização em construção da nova ponte da Comunidade Nobre

Redator

Policlínica Codajás realiza 1º Simpósio de Segurança do Paciente para servidores da saúde

Shayenne