Em uma semana, os agentes da Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop), da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), apreenderam dez armas de fogo e prenderam sete pessoas por diversos crimes. Os policiais atuam em patrulhamentos e incursões em todas as zonas da capital amazonense. A ação segue determinação do Governo do Estado de combate à criminalidade.
O titular da Seaop, coronel Cledemir Silva, explica que o trabalho da Secretaria é dividido em quatro ações: diária, bairro, a operação macro e a operação Amazonas Mais Seguro.
“A Seaop atua em todo o estado do Amazonas, hoje ela coordena e comanda quatro operações. A diária, que é o emprego de viaturas posicionadas em locais estratégicos. A ação bairro, onde existe maior incidência criminal. A operação macro, que envolve toda a capital no que tange ao tráfico de drogas, armas e homicídio; e a operação Amazonas Mais Seguro, onde atuamos no interior do estado também”, explicou o coronel.
Os agentes também apreenderam nesta semana, mais de 4 quilos de entorpecentes e 39 munições. O coronel explica que a população pode ajudar a polícia por meio do disque-denúncia da SSP, o 181.
“A determinação do secretário de Segurança é que possamos atuar com o fator do disque-denúncia, o 181, onde vamos receber o cidadão de bem, com as denúncias catalogadas, fazer o planejamento em cima delas e executar com maestria e excelência cada operação determinada. Além disso, recebemos denúncias através do 190, para que possamos atuar de uma forma efetiva reduzindo o atendimento da ocorrência”, disse.
Em uma das ocorrências, os policiais prenderam dois homens com cinco armas de fogo, entre elas um fuzil e uma submetralhadora no bairro Tancredo Neves, na zona leste de Manaus. A prisão aconteceu após os policiais receberem uma denúncia por meio do 181, informando que homens armados estariam em uma residência.
FOTOS: Tarcísio Heden/SSP-AM