Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPolícia

PC-AM cumpre mandado de busca e apreensão em restaurante na zona centro-sul de Manaus

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Consumidor (Decon), em conjunto com a Vigilância Sanitária de Manaus (Visa Manaus), deflagrou na tarde de quarta-feira (09/03), por volta das 14h30, a operação Delivery Sem Procedência.


O objetivo da ação foi o de cumprir mandado de busca e apreensão em um restaurante situado no bairro Alvorada 2, zona centro-sul da capital, que havia negado acesso à fiscalização do órgão municipal em outra oportunidade.
De acordo com o delegado Eduardo Paixão, titular da Especializada, somente com o mandado judicial as equipes da Visa Manaus conseguiram fiscalizar o local, com aparência de residência, pois o empresário, de nome e idade não informados, não havia permitido acesso anteriormente às equipes.

Durante a operação, a força-tarefa identificou infrações sanitárias, como local insalubre para manipulação de alimentos e falta de cuidado nos serviços de delivery. Ambos, conforme o delegado, ofereciam risco à integridade e à saúde dos consumidores.
Foram apreendidos mais de 8 quilos de bacon cortado, cerca de 2 quilos de linguiça de calabresa cortada, aproximadamente 8 quilos de queijo muçarela, 4 quilos de abacaxi em caldas, 4 quilos de presunto fatiado e cortado, 2 quilos de frango desfiado pronto para uso, 2,5 quilos de molho de tomate, 6 quilos de milho e ervilha, 2 quilos de milho verde e 2,5 quilos de chocolate branco em lascas.
“O alimento é essencial para a vida, mas sem procedência e impróprio para o consumo, ele se torna um veneno, porque produz toxinas. E quando se trata da saúde das pessoas, não há margem para correr riscos”, disse o delegado.
A autoridade policial alerta que consumidores e vizinhos de empreendimentos devem denunciar oficialmente na Visa Manaus e Decon sempre que identificarem espaços suspeitos e com mal cheiro evidente. “O empresário deve ter boa-fé na relação com seu consumidor e entender que fiscalização é algo natural em qualquer empresa do ramo alimentício”, finaliza ele.
Procedimentos – O proprietário do restaurante responderá Inquérito Policial (IP) por crime contra relação de consumo, crime contra o consumidor e crime contra a saúde pública.

FOTOS: Divulgação/PC-AM e Erlon Rodrigues

Post Relacionado

Policiais militares recuperam veículo abandonado e com restrição de roubo na zona leste

EDI FARIAS

Honda CG completa 14 milhões de unidades produzidas no país

Redação

Manaus Adventure 2022 vai reunir mais de mil atletas de 14 a 16 de outubro na praia da Ponta Negra

Victória Farias