Blitz Amazônico
BrasilCidadaniaCidadania

Amazonas entrará no grupo de Estados que já se libertaram do uso de máscaras; confira lista

 Brasil – O Amazonas está perto de entrar na lista dos Estados brasileiros que já flexibilizaram o uso de máscaras em todos os ambientes.Amazonas entrará na lista de Estados que já se libertaram do uso de máscaras; confira


Oito unidades da Federação já tornaram as máscaras opcionais em locais abertos e fechados: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Santa Catarina, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Alagoas. O uso segue necessário nos ambientes internos de 6 Estados (Paraná, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Ceará e Acre).

Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás e Maranhão determinaram critérios para permitir que os municípios desobriguem a proteção.

Amazonas

O governador do Amazonas Wilson Lima (União Brasil) recentemente divulgou um vídeo em suas redes sociais afirmando que a desobrigação do uso de máscaras em todo o Amazonas está próxima. O anúncio foi nesta quarta-feira (23/2), em suas redes sociais. O governador se reuniu com o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 que analisou o cenário queda drástica no número de caso por Covid. Um novo decreto deverá ser publicado nas próximas horas com a decisão.

A recomendação quanto ao uso de máscaras deverá permanecer para pessoas acima de 70 anos de idade e para quem não está vacinado ou tem vacinas em atraso.

Depoimentos

Alessandra Souza contou ao CM7 Brasil que não via a hora de deixar de usar máscara “Acredito, que já esteja na hora de parar de usar as máscaras, é muito difícil, ainda mais no nosso Estado que é muito quente, a máscara sufoca” conta. Com Patrícia Moraes a situação é diferente: “Eu continuo utilizando por precaução, por que eu não sei se a outra pessoa está com vírus ou não”.

Cenário

De acordo com o Boletim Epidemiológico da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), entre os dias 18 a 21 de março o Amazonas não apresentou nenhuma morte pelo vírus e o número de casos também tem reduzido drasticamente. Na última terça-feira (22/3), apenas 155 casos foram registrados em todo o Amazonas e uma média da semana de 222 casos.

São Paulo

O governo de São Paulo flexibilizou o uso de máscaras mas ainda mantém a determinação em transportes públicos e seus respectivos locais de acesso, como estações de Metrô e nos locais destinados à prestação de serviços de saúde. Tornando-se opcional em ambientes como escritórios, comércios, salas de aula, academias, entre outros.

Confusão em Táxis e aplicativos de motoristas

Contudo nesta semana, uma confusão repercutiu entre os usuários de taxi e aplicativos a exigir o uso da máscara durante todo o percurso da corrida. Vários internautas publicaram em redes sociais a falta de conscientização dos motoristas de aplicativos, que não fazem o uso da máscara.

Diante dos fatos, após serem marcadas em mensagens de internautas, as empresas Uber e 99 emitiram nota: “De acordo com a empresa, caso o motorista não esteja usando máscara, o passageiro poderá cancelar a corrida e que está avaliando as mudanças necessárias, pois manterá a obrigatoriedade do uso de máscaras para motoristas e passageiros”. A Uber também respondeu a postagem ressaltando “Todos precisam usar a máscara durante a corrida e que os protocolos de segurança, com o uso de máscara e álcool em gel, continuam a valer para motoristas e usuários.

Fonte: Portal CM7 

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus disponibiliza ponto de coleta de livros usados

Redação

Projeto de lei de Roberto Cidade reconhece Paróquia N. Sra. das Dores, de Manicoré, como patrimônio histórico do Amazonas

Redação

Roberto Cidade comemora decisão do ministro Alexandre de Moraes que resguarda os incentivos da ZFM

Redator