Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPolítica

Ministro Marcelo Queiroga fala à Comissão de Fiscalização nesta quarta

Nesta quarta-feira (20), três dias depois de afirmar haver “condições” para declarar o fim da emergência sanitária da covid-19 no Brasil, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, está convocado a comparecer à Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC). A reunião está marcada para as 14h. O requerimento para a audiência é do presidente da CTFC, senador Reguffe (União-DF), que quer que o ministro preste “informações e esclarecimentos sobre a qualidade da saúde pública no Brasil”.

A afirmação de Queiroga foi feita no último domingo (17), em pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão. O ministro acrescentou que seria editado “nos próximos dias” um ato normativo disciplinando a decisão.

Embora o requerimento de convocação seja anterior à declaração de Queiroga, espera-se que o ministro aborde o assunto na reunião da CTFC. No documento, Reguffe pede que o ministro preste contas “à sociedade brasileira sobre as políticas públicas que vêm sendo implementadas, com vistas à melhoria da qualidade da saúde pública no Brasil, de maneira especial, por meio do financiamento e da transferência de recursos federais aos estados, Distrito Federal e municípios, além de medidas de transparência adotadas pelo ministério na gestão dos recursos públicos da saúde”.
No requerimento, Reguffe diz considerar que o comparecimento periódico de ministros ao Parlamento deveria independer de convocação formal. “A sociedade é a destinatária final dos serviços públicos implementados com os recursos dos impostos pagos pelos contribuintes. Essa deveria ser uma prática usual”, afirmou.
Fonte: Agência Senado

Post Relacionado

Marcado para morrer, jovem tem cabeça estourada em barbearia de Manaus

Shayenne

‘Violência no Amazonas é resultado da incompetência do governador’, diz Ricardo Nicolau após novo aumento de 49% das mortes violentas

Victória Farias

Prefeitura inicia terceira turma do curso de cuidador de idosos

Victória Farias