Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaELEIÇÕES

Anne Moura defende Zona Franca de Manaus e preservação da Amazônia, em evento ambiental que guiará o programa de governo de Lula

A secretária Nacional de Mulheres do PT e amazonense Anne Moura, participou nesta segunda-feira (18 de abril), de uma agenda ao lado do pré-candidato à presidência do Brasil, o ex-presidente Lula. 

A agenda aconteceu para discutir ações que devem estruturar o programa de governo de Lula.
Para Anne, o evento foi muito importante para definir metas a serem cumpridas no plano de governo, entendendo que todo desenvolvimento econômico deve passar pela pauta ambiental. Um dos principais pontos debatidos foi a preservação da Amazônia e as estratégias imprescindíveis para a manutenção da floresta.

“O Polo Industrial, hoje ameaçado pelo Governo Bolsonaro, é uma importante ferramenta para a preservação da floresta Amazônica. Além de gerar emprego e renda para o povo do Amazonas, é a Zona Franca quem contribui com a sustentabilidade, com a preservação da biodiversidade amazônica e também com o desenvolvimento local, através de incentivos à tecnologia e à educação. Precisamos que neste novo mandato, a Zona Franca de Manaus volte a ser uma prioridade dentro do plano de desenvolvimento econômico do Brasil “, destacou.
O ex-presidente Lula pediu esforços aos participantes para debater com a sociedade brasileira a ideia de que a proteção ambiental não é inimiga do desenvolvimento econômico e do progresso. 

“É preciso que a gente convença a sociedade que isso é uma possibilidade. Quando a gente fala em benefício para a humanidade é lindo, mas a pessoa que está lá precisa ser incluída, saber que vai ter emprego, escola, saúde. Vamos melhorar as coisas, vamos gerar empregos, oportunidades”, disse o ex-presidente.
O encontro contou com a participação de Carlos Nobre, ex-presidente da Capes e do painel intergovernamental do IPCC (o comitê da ONU para combate às mudanças climáticas); do senador Jaques Wagner (PT-BA), presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado; do economista Ricardo Abramovay, professor da FEA-USP; do ambientalista André Guimarães; da ex-ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira; dos ativistas Carlinhos dos Anjos e Claudinha Pinho, ambos dirigentes do Conselho Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais; da economista Esther Bemerguy, ex-secretária de Planejamento e Investimentos Estratégicos do Ministério do Planejamento no governo Dilma; e de Sueli Araújo, ex-presidenta do Ibama.
Também participaram, o senador Randolfe Rodrigue (Rede); o ex-deputado federal Eron Bezerra (PCdoB); o deputado federal Zé Carlos (PV); e o vice-presidente da Fundação João Mangabeita, Alexandre Navarro (PSB), além do ex-governador do Piauí, Wellington Dias (PT). O diálogo sobre meio ambiente irá continuar, e inclui a entrega do relatório dos Saberes da Amazônia, que contou com a participação de Anne Moura em sua coordenação.

Post Relacionado

Setenta mil famílias são atendidas com programa que reduz desperdício de alimentos em feiras de Manaus

Redator

Marido capota carro após suposta traição da esposa com o próprio genro no Puraquequara; veja

Shayenne

Homem vai parar no hospital após enfiar fio de nylon no pênis

Jessika Caldas