Blitz Amazônico
BrasilCidadaniaCidadania

STF condena Daniel Silveira a 8 anos e 9 meses de prisão

O Supremo Tribunal Federal condenou, nesta quarta-feira (20), por 10 votos a 1, o deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) a 8 anos e 9 meses de prisão, além da perda do mandato e multa, por ter feito ofensas aos ministros e ameaçado as instituições democráticas. Ele cometeu, segundo o tribunal, os crimes de coação no curso do processo, incitação à animosidade entre as Forças Armadas e o Supremo e tentativa de impedir o livre exercício dos poderes da União. 

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

Votaram pela condenação o relator, Alexandre de Moraes, e os ministros Edson Fachin, Roberto Barroso, Rosa Weber, Dias Toffoli, Cármem Lúcia, Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes. André Mendonça também votou pela condenação, mas com uma pena menor: de 2 anos e 4 meses, em regime inicial aberto, mais multa. Nunes Marques entendeu que o réu deveria ser absolvido.

Além de perder o mandato, o parlamentar será enquadrado na Lei da Ficha Limpa. Assim, ficará inelegível pelos próximos oito anos.

“O regime inicial de cumprimento de pena, como é superior a oito anos, é regime fechado. Como efeito da condenação, nos termos da Constituição e o artigo 92 do Código Penal, determino a perda do mandato do réu e a suspensão dos direitos políticos”, afirmou Moraes, em seu voto.

Fonte: R7 Notícias

Post Relacionado

Prefeitura intensifica fiscalização para combater irregularidades no serviço de transporte

Victória Farias

Prefeitura de Manaus apresenta os bumbás vencedores da categoria Ouro do 64º Festival Folclórico do Amazonas

Victória Farias

Candidatos à Reitoria da UEA pela Chapa 19 apresentam propostas em Parintins

Redação