Blitz Amazônico
AmazonasCidadaniaCidadania

Festival Amazonas de Ópera realiza workshop de perucaria e visagismo

O Festival Amazonas de Ópera (FAO) iniciou, nesta segunda-feira (25/4), o workshop de perucaria e visagismo. Sob o comando de Malonna, responsável pela criação de figurinos, adereços e acessórios que integram trabalhos artísticos no cinema, teatro, dança e de drag queens no País, a ação segue até dia 1º de maio. A oficina é gratuita e faz parte da 24ª edição.

O secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, explica que a capacitação é destinada a profissionais da área.
“O curso tem duração de três horas por dia, com intuito de promover a formação profissional dos nossos trabalhadores da cultura”, afirma o titular da pasta. “A nossa cultura ganha profissionalismo e isso é um objetivo muito importante que estamos alcançando nesta gestão do governador Wilson Lima”, destaca Marcos Apolo.
As aulas acontecem no Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro (avenida Pedro Teixeira, 2565, Dom Pedro), no bloco A, sala 6, das 11h30 às 15h.

Conteúdo – Malonna vai apresentar, ao longo do curso, técnicas de customização a partir da costura para preenchimento com mais cabelo e desenvolvimento de técnicas de penteados para perucas sintéticas.
O workshop vai além, apresentando a história e uso de perucas e postiços na história, os materiais, técnicas e nomenclaturas. A oficina apresenta aos inscritos o repertório técnico, a recuperação de perucas, limpeza, preparação de penteados, entre outros temas.
Malonna – Malonna se formou em Design de Moda e Artes Visuais e Extensão em Estilismo e Modelagem do Vestuário pela Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalhou com arte-educação de 2005 a 2008, quando passou a se dedicar apenas à arte drag e a caracterização.
Em 2013 mudou para São Paulo, cidade onde fundou o ateliê Oficina da Malonna, dedicado à produção de figurinos e a confecção e customização de perucas para uso artístico e ministra aulas.
Malonna atua na área de figurino e maquiagem para performances artísticas burlescas e drag desde 2007. Seu primeiro trabalho com caracterização em teatro foi com o Projeto Oficinão do Galpão Cine Horto em 2011, desde então desenvolve projetos de caracterização (figurino, visagismo e perucaria) para diversas iniciativas culturais em teatro, TV, cinema, publicidade, festivais e eventos sem renunciar a sua pesquisa em performance drag e arte burlesca.

Festival – O FAO vai acontecer de 29 de abril a 31 de maio, na capital e interior. A programação conta com atrações gratuitas e, para as obras pagas, os ingressos estão à venda em www.bilheteriadigital.com e na bilheteria do Teatro Amazonas.
Cinco óperas, recitais, concertos, workshop e encontro de economia criativa estão na agenda do evento. A programação inclui atrações no Teatro Amazonas, Teatro da Instalação, centros culturais Palácio da Justiça e Palácio Rio Negro e também no interior (veja programação completa). As estreias das óperas vão ser transmitidas pela TV Encontro das Águas e nas redes sociais da @culturadoam.
O FAO é realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC). O projeto, aprovado na Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cidadania e Secretaria Especial de Cultura, tem patrocínio master do Bradesco e patrocínio da Innova.

Bradesco e cultura – Com centenas de projetos patrocinados anualmente, o Bradesco acredita que a cultura é um agente transformador da sociedade. Além do Teatro Bradesco, o banco apoia iniciativas que contribuem para a sustentabilidade de manifestações culturais que acontecem de norte a sul do País, reforçando o seu compromisso com a democratização da arte.
São eventos regionais, feiras, exposições, centros culturais, orquestras, musicais e muitos outros. O banco também mantém o Bradesco Cultura, plataforma digital que reúne conteúdo relacionado às iniciativas culturais que contam com o patrocínio da instituição. Visite em cultura.bradesco.
FOTOS: Michael Dantas/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Post Relacionado

Prefeitura estende para cinco anos prazo de validade para credencial de estacionamento em Manaus

Patrick

Polícia Federal fecha postos de combustíveis que estariam trocando gasolina por votos no Amazonas

Shayenne

Prefeitura de Manaus monta operação de trânsito e transporte para jogo entre Vasco X Guarani

Patrick