Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaSaúde

Profissionais do Amazonas recebem treinamento para qualificação das informações em saúde

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), capacitou profissionais de saúde da área administrativa, que atuam em unidades na capital e no interior do estado, com o objetivo de ampliar e qualificar as informações de saúde, por meio do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS), do Ministério da Saúde (MS).
A capacitação, que se encerrou na sexta-feira (29/04), reuniu profissionais de 10 municípios na Escola de Formação Profissional Enfermeira Sanitarista Francisca Saavedra, em Manaus, e abordou os sistemas de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), de Informação Ambulatorial (SIA) e de Informação Hospitalar (SIH).
A secretária executiva de Gestão da Atenção à Saúde (Seges), Nayara Maksoud, reforça a importância da realização periódica e contínua de capacitação de profissionais, visando a ampliação do faturamento das unidades ambulatoriais e hospitalares.
“Isso é de extrema importância e é um dos objetivos do Programa Saúde Amazonas, que também proporciona educação permanente para as equipes que atuam com os sistemas de informação oficiais do Ministério da Saúde. Então, a SES-AM, por meio do Departamento de Regulação, Controle e Avaliação, ao longo dos dois últimos anos, capacita as equipes, tanto do interior como da capital, de forma prática e de acordo com a realidade e dúvidas que cada município tem, para que o produto final seja o produto que mostre realmente a quantidade e a qualidade das informações do dia a dia da assistência que é prestada em cada um desses locais”, afirmou Nayara Maksoud.
A chefe do Departamento de Regulação, Controle e Avaliação (Decav) da SES-AM, Lyana Portela, ressaltou que os profissionais serão capacitados e orientados sobre as informações dos sistemas de informação do MS mensalmente. Segundo ela, a capacitação ficará à disposição para os profissionais da capital e dos municípios do interior do estado.
“Essas ferramentas serão utilizadas como um importante instrumento de gestão, subsidiando assim as ações de planejamento, programação, regulação, avaliação, controle e auditoria da assistência. Considerando que temos uma rotatividade de profissionais, principalmente nas unidades do interior, é importante manter uma agenda permanente de treinamento para que não haja descontinuidade na inserção de dados e com vista também à melhoria da qualidade das informações nos referidos sistemas”, ressaltou.
Participantes – No total, 65 profissionais participaram da qualificação que iniciou na terça-feira (26/04), dos municípios de Beruri, Humaitá, Iranduba, Lábrea, Manaus, Manicoré, Nhamundá, São Paulo de Olivença, Silves e Urucará. O local do treinamento foi disponibilizado pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).
FOTOS: Divulgação/SES-AM

Post Relacionado

PC-AM deflagra ação e prende homem por estupro de vulnerável praticado contra sua enteada

Patrick

Prefeito David Almeida lança prêmio inédito ‘United Earth Amazônia’ para tornar Manaus referência mundial em sustentabilidade

Victória Farias

‘Asfalta Manaus’ transforma as ruas do bairro Nova Floresta

Victória Farias