Uma grande festa marcou os Festejos de São José realizado pela Paróquia São José Operário Leste, no último domingo (1º).
O evento marca o retorno das atividades presenciais e a celebração dos 42 anos desse tradicional bairro da capital Manauara.
Segundo informações da Paróquia São José Operário Leste, um número consideráveis de fiéis estiveram na comemoração, o estimado é que pelo menos oito mil pessoas passaram pela paróquia nas seis atividades realizadas. Na missa das 18h30 compareceram cerca de 5 mil pessoas.
O PORTAL BLITZ AMAZÔNICO entrevistou o pároco José Ivanildo Melo para falar do sucesso dos Festejos de São José, na Zona Leste sobre a celebração dominical.
“No último domingo dia 1° de maio, a Paróquia São José Operário – Leste celebrou o Dia do Trabalhador com uma comemoração civil ao patrono dos trabalhadores. A paróquia festejou o seu padroeiro principal, São José Operário. Na ocasião, celebramos também os 42 de fundação do bairro São José que desde o ano 2020 por conta da pandemia não estava sendo realizada”, informou.
Os fiéis estão tendo a oportunidade de participar de uma programação especial. Sobre o tema destacou Ivanildo.
“A programação intensa de mais de 47 dias contou com visita a instituições públicas e privadas em toda a zona leste de Manaus, na casa dos paroquianos, no festival de música autoral Canta José que premiou três das melhores canções apresentadas, carreata, batismo, primeira eucaristia e missas campais”, disse.
E um dos pontos altos dos Festejos de São José foi a presença especial do querido Padre Sérgio Lúcio.
“Este ano para abrilhantar ainda mais os nossos festejos contamos com a presença do Padre Sérgio Lúcio, Salesiano Dom Bosco e fundador da novena de São José aqui em Manaus. Padre Sérgio é uma figura carismática muito querido e amado pelo nosso povo. E que arrastou centenas de fiéis nas celebrações que presidiu às 06h da manhã e às 18h30”.
Além das festividades comunitárias teremos outros eventos durante todo o ano, conforme fez questão de anunciar o Padre José Ivanildo.
“Daremos continuidade com várias atividades sociais e evangelizadoras aqui no bairro de São José, ao nosso ano pastoral que se estenderá até dezembro deste ano. Agradecemos a todos que colaboraram, que participaram, nossos apoiadores, os fiéis e toda a comunidade da zona leste de Manaus, que Deus nos abençoe por intercessão de São José”, agradeceu.
“Após a celebração da santa missa tivemos ainda um arraial comunitário animado pelas seis comunidades da paróquia São José e o super bingão de São José que premiou cinco ganhadores. Os recursos advindos do arraial serão destinados para as atividades sociais da paróquia e a animação das suas comunidades de base”, destacou.
O pároco José Ivanildo Melo agradeceu também ao PORTAL BLITZ AMAZÔNICO do jornalista Edivan Farias por divulgar os Festejos de São José e as atividades da Paróquia São José Operário Leste.
Quem também participou ativamente na organização dos Festejos de São José foi um dos integrantes da Paróquia , Norberto Duarte que também já coordenou a comunidade e contou um pouco do trabalho realizado na comunidade.
“Essa proposta ela começou na Assembleia Paroquial em novembro do ano passado feita pelo nosso pároco padre Ivanildo e de lá para cá nós trabalhamos, com afinco, com dedicação, organizando as equipes, incentivando as comunidades a participarem dessa grande festa paroquial que nós ao todo somos seis comunidades. São José é a comunidade matriz da paróquia, onde a gente organizou as equipes, fizemos o trabalho de comunicação, fizemos toda a infraestrutura e foi uma festa bonita de devoção ao São José e pós-pandemia também.
O ex-coordenador das atividades paroquiais na comunidade, falou também sobre a presença do padre Sérgio Lúcio.
“Nós ficamos receosos um pouco, mas graças ao nosso bom Deus e a São José tudo correu muito bem. Foi muito participativa a questão da vinda do padre Sérgio Lúcio, idealizador da novena de José e nós também e desde 2002 nós construímos essa situação da novena de São José também no nosso bairro todo dia 1º. E a nossa intenção foi justamente isso despertar nos fiéis essa devoção a São José, o nosso padroeiro aqui da comunidade e graça a Deus, deu tudo certo, tudo conforme o combinado e o padre Ivanildo foi um guerreiro e toda a equipe que organizou, além das pessoas que dedicaram seu tempo. O evento foi fechado com chave de ouro no dia 1º com a celebração que contou com a presença do padre Sérgio Lúcio pela na missa da manhã, noite e a carreata de São José”, finalizou.