Blitz Amazônico
BrasilCidadaniaCidadania

Brasil registra primeiros casos da variante Ômicron XQ

Nesta quinta-feira (5), o Instituto Butantan divulgou que foram identificados no Brasil os dois primeiros casos de Covid-19 provocados pela linhagem XQ do coronavírus, que combina as variantes BA.1.1 e BA.2 da Ômicron. 



Os contaminados residem em São Paulo e tiveram as variantes sequenciadas pelo Instituto Butantan.

Ainda não informações sobre o estado de saúde dos pacientes, mas a Ômicron XQ está sob monitoramento da secretaria estadual de Saúde.

No começo de abril, o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso da linhagem XE da cepa Ômicron, que combina as variantes BA.1 e BA.2 da mutação. Desde então, outras três pessoas foram infectadas pela combinação.

Variante de Preocupação
Desde o ano passado, a OMS atribui nomenclaturas para as principais variantes da Covid-19, de acordo com o grau de risco. A Ômicron é classificada pela organização como Variante de Preocupação (VOC), por ser mais contagiosa e mais resistente contra as vacinas.

As Variante de Interesse (VOI) possuem mutações que alteram o fenótipo do vírus em comparação à variante original (Wuhan). A OMS ainda leva em conta se a cepa causou transmissão comunitária, ou se foi detectada em vários países.



Fonte: Portal Manaus Alerta 

Post Relacionado

Prefeitura intensifica ações do programa ‘Asfalta Manaus’

Victória Farias

Prefeitura de Manaus define programação para homenagear servidores públicos municipais

Victória Farias

Profissionais participam de curso de multiplicadores no enfrentamento da hanseníase

Victória Farias