Blitz Amazônico
AmazonasCidadaniaCidadania

Em São Gabriel da Cachoeira, acadêmicos de Arqueologia da UEA produzem o jornal “Voz Arqueológica”

O jornal “Voz Arqueológica” está na sua 4ª edição, em seu primeiro ano de publicação, e é desenvolvido pela coordenação e alunos do curso de Arqueologia do Centro de Estudos Superiores de São Gabriel da Cachoeira, da Universidade do Estado do Amazonas (CESSG/UEA).
Com o objetivo de elaborar detalhes sobre as escavações que os acadêmicos realizam na região, o jornal fala, na nova edição, sobre o “Salão de Extensão”, que aconteceu no dia 6 de maio, com apresentações de 11 trabalhos. E teve como foco principal o início da escavação arqueológica como conteúdo obrigatório da disciplina Sítio Escola II e Estágio II, sob a coordenação dos professores doutores Manuel Arroyo-Kalin (College de Londres), Filippo Stampanoni Bassi (MUSA) e Helena Pinto Lima (Museu Emílio Goeldi/MCTI).

A turma do curso de bacharelado em Arqueologia da UEA é formada por 22 alunos indígenas de diversas etnias e, como explica a Prof.ª Dra. Solange Pereira do Nascimento, em um trecho da 4ª edição da ‘Voz Arqueológica’, a meta científica é recontar a história desses 23 povos que trazem, no ventre da canoa da transformação, a fórmula da vida e da expansão do conhecimento que foi se alargando ao longo de milhares de quilômetros que formam o último portal para adentrar ao mundo dos deuses e dos homens.
A edição 4, ano 1, do jornal “Voz Arqueológica”, está disponível para download no link: https://data.uea.edu.br/ssgp/noticia/1/72027-2.pdf

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus realiza busca ativa de estabelecimentos de saúde com pendência no Projeto Básico de Arquitetura

Victória Farias

Resolução do TSE acelera retirada de fake news de sites

Redator

Sikêra Jr faz denúncia grave contra alguns famosos

Shayenne