Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPrefeitura de Manaus

Prefeitura promove webinário para fortalecer rede de proteção de crianças e adolescentes contra a violência sexual

A Prefeitura de Manaus irá promover o webinário “Maio Laranja – Em defesa de nossas crianças e adolescentes”, nesta quinta-feira, 26/5, com o intuito de fortalecer a rede de proteção contra o abuso e exploração sexual desse público.


O evento faz parte das estratégias da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para capacitar os profissionais que atuam nas unidades e orientar a população a respeito do problema.

O webinário será transmitido a partir das 14h pelo canal do Youtube da Semsa, com acesso pelo link bit.ly/maiolaranjasemsa. A chefe do Núcleo de Saúde da Criança e do Adolescente da Semsa, enfermeira Patrícia Marques, informou que o evento irá abordar o fluxo de atendimento na Atenção Primária e os direitos garantidos aos jovens.
“Nós iremos fazer uma roda de conversa sobre a importância que esse tema tem para a nossa sociedade, tirando dúvidas ao vivo com os internautas, além de esclarecer a todos quais as medidas de atenção e cuidado são essenciais na defesa das crianças e adolescentes contra esse tipo de crime”, disse.

O webinário terá como palestrantes a enfermeira Patrícia Marques; a chefe do Setor do Programa Saúde na Escola, Giane Sena; a chefe do Núcleo de Prevenção de Risco por Causas Externas, Roxana Espinar; a coordenadora do Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (Savvis) da Maternidade Moura Tapajoz, Zélia Campos; e a assistente social Graça Prola, representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente.

Patrícia acrescentou que um dos objetivos da transmissão é explicar como funciona o Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (Savvis), um trabalho especializado desenvolvidos por profissionais da Atenção Primária à Saúde em Manaus.
“Nós vamos esclarecer como funciona o fluxo de atendimento nas unidades de saúde e de que forma a família ou a vítima podem ir até as nossas unidades em busca de socorro, sabendo que tudo será tratado com a ética e sigilo necessários. As vítimas vão ter acompanhamento médico e psicológico, definidos por esse serviço especializado conforme a individualidade do paciente”, afirmou.
Ainda de acordo com a enfermeira, a Semsa trabalha para estimular que as unidades de saúde sejam buscadas por famílias que estão desconfiando da ocorrência desse tipo de violência no seu círculo de convivência, e também pelas próprias vítimas, pois quanto mais cedo esse acolhimento é feito, maiores são as chances de redução das sequelas ocasionadas.

Fotos – Camila Batista / Semsa

Post Relacionado

Prefeitura realiza treinamento dos servidores administrativos dos distritos de obras da Seminf

victoria Farias

Prefeito David Almeida destaca avanços da gestão para os servidores municipais

victoria Farias

Amazonino vai aos bairros para contato direto com o povo

Shayenne