Blitz Amazônico
AmazonasCidadaniaCidadania

Conselho vinculado à Arsepam aprova resoluções voltadas ao gás natural e ao transporte rodoviário intermunicipal

Duas resoluções foram aprovadas na 5ª reunião ordinária administrativa do Conselho Estadual de Regulação e Controle dos Serviços Públicos (Cercon), nesta sexta-feira (27/05), na sede da Agência Reguladora do Amazonas (Arsepam), na zona centro-sul de Manaus. Elas seguem para publicação no Diário Oficial do Estado (DOE).
A primeira matéria aprovada pelos conselheiros regulamenta a modalidade de prestação dos serviços locais de gás natural canalizado, intitulado Serviço de Movimentação de Gás (SMG), para atendimento aos consumidores livres, autoprodutores e auto importadores.

O diretor-presidente da Arsepam e atual presidente do Cercon, João Rufino Júnior, explicou que a resolução é a primeira voltada à Lei n° 5.420/2021, conhecida como “Lei do Gás”, que trata sobre o serviço de distribuição e comercialização de GN no Amazonas.

Ainda conforme o gestor, a nova legislação prevê que o gás seja comercializado através de tanque, ou seja, a granel, criando novas possibilidades de ganhos econômicos e sociais para o estado. Ele destacou que as pessoas físicas e jurídicas que tenham interesse em explorar o GN devem enviar solicitação à Arsepam e à Companhia de Gás do Amazonas (Cigás).
Durante a reunião, os conselheiros também aprovaram uma matéria que prorroga os efeitos da Resolução n° 002/2021 – Cercon até o dia 31 de dezembro de 2022, além de alterar os artigos 2° e 3° da mesma, porém mantendo a proposta de simplificar a atualização cadastral e o cadastro para empresas prestarem o serviço de transporte rodoviário intermunicipal coletivo de passageiros no estado.

FOTOS: Rafael Seixas/Arsepam

Post Relacionado

Participantes de ações de inovação da Prefeitura de Manaus são destaque em São Paulo

Redação

Prefeitura de Manaus intensifica trabalhos de recuperação de rede de drenagem na zona Norte

Victória Farias

Mulher posta declaração de amor uma semana antes de ser morta pelo marido: “te escolhi pra viver”

Shayenne