Blitz Amazônico
AmazonasCidadaniaCidadania

Fapeam homenageia Marilene Corrêa, primeira mulher na gestão de CT&I do Amazonas

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) realizou homenagem à professora Marilene Corrêa da Silva Freitas por destacada atuação em prol do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) do Amazonas. A ação, que faz parte das comemorações do 19º aniversário da Fapeam e do fortalecimento do “Movimento Mulheres e Meninas na Ciência”, foi realizada na tarde desta quinta-feira (02/06), no auditório Tauató, na sede da instituição. Participaram da cerimônia autoridades, pesquisadores, acadêmicos, familiares e amigos.
A diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, ressaltou que a homenagem é a convicção de que é importante reconhecer e homenagear publicamente mulheres cientistas que se destacam na CT&I do estado. E Marilene Corrêa tem vasta trajetória como cientista, professora e gestora. O Movimento Mulheres e Meninas na Ciência visa fortalecer e estimular uma maior participação feminina na ciência e na coordenação de projetos científicos.
Na oportunidade, Márcia Perales destacou, ainda, que a trajetória da pesquisadora Marilene Corrêa é diferenciada com diversas conquistas e reconhecimentos em âmbito regional, nacional e internacional. “A senhora é nossa referência e nos inspira e, com certeza, vem estimulando meninas a adentrar com entusiasmo e segurança na área de CT&I”, completou ao entregar a placa de consagração à professora Marilene Corrêa.
Márcia Perales evidenciou os investimentos do Governo do Estado em programas e ações, direcionados às mulheres, para contribuir com a diversidade na pesquisa científica e tecnológica, entre os quais, o Programa Mulheres das Águas, Kunhã CT&I, Programa Fapeam: Mulheres na Ciência e Programa Amazônidas – Mulheres e Meninas na Ciência.
Após a apresentação de um vídeo sobre a sua trajetória, Marilene Corrêa falou sobre a importância do reconhecimento na construção histórica das instituições e que envolve merecimento, aceitação e gratidão.
“O primeiro é o apreender que está ligado à ação; a segunda palavra é aceitar e considerar como verdadeiro e, eu aceito como verdadeira a homenagem genuína, inocente, belíssima, solidária, feminina, companheira e elegante. O terceiro, e último, é demonstrar por meio da gratidão, são pouquíssimas pessoas que são gratas, que sabem reconhecer”, disse Marilene Corrêa, acrescentando que o caminho do reconhecimento perpassa vários planos do amor, da justiça e da estima social. “Isso se resume a reciprocidade que se estende para o eterno”, finalizou.
Presente à cerimônia, o secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Luiz Carlos do Herval Filho, relembrou épocas em que Marilene Corrêa foi secretária de Estado de Ciência e Tecnologia e reitora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
“Assisti a diversas palestras e a senhora sempre me encantou com sua sabedoria, luta e posicionamento. É sempre uma satisfação escutá-la, por todas as orientações que vêm dando aos seus alunos e por toda sua contribuição para o estado do Amazonas”, frisou.

A vice-reitora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Therezinha Fraxe, conta que Marilene Corrêa quando esteve à frente da gestão de CT&I surpreendeu pela forma aguerrida de lutar por um Amazonas com igualdade. “Receba de todos nós o reconhecimento pela sua trajetória. Parabéns por esse dia”, comemorou.
Na mesma linha, o presidente da Academia Amazonense de Letras (AAL), Aristóteles Comte de Alencar, destacou que a professora Marilene Corrêa é detentora de uma sofisticada formação acadêmica e ocupa importantes espaços no sistema educacional brasileiro. “Em uma simples conversa ela consegue irradiar conhecimentos que se tornam permanentes na memória dos seus interlocutores e privilegiados alunos. Esta homenagem com certeza aumentará o brilho da história da Fapeam em sua posteridade”, enalteceu.
Trajetória
Primeira mulher na gestão de CT&I, Marilene Corrêa representa as mulheres pesquisadoras do Amazonas nas suas lutas e conquistas diárias de mães cientistas. Inspira meninas a ingressar na ciência e mulheres a conquistar espaços na gestão nas suas áreas de conhecimento. Ainda como secretária de CT&I contribuiu significativamente para consolidação da Fapeam e do sistema tecnológico e inovador do Amazonas.
Marilene Corrêa também foi a primeira e única mulher a ocupar o cargo de reitora da UEA. Atualmente, é professora titular da Ufam e coordenadora do Laboratório de Estudos Interdisciplinares das Ciências Sociais na Amazônia, do Programa de Pós-graduação Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA), orienta mestrandos e doutorando da Ufam e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).
Com mais de 40 anos no magistério superior exercendo funções de ensino, pesquisa e extensão, já recebeu diversos títulos e prêmios por sua atuação, além de ser autora e coautora de vários livros e capítulos, entre outras publicações.
Bibliografia
Marilene Corrêa é natural do município de Carauari (distante 788 quilômetros de Manaus). Mãe de cinco filhos, esposa, professora e pesquisadora, iniciou a vida acadêmica em 1975, quando se graduou em Serviço Social. Depois seguiu para área de Ciências Sociais, cursando mestrado na Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP), doutorado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pós-doutorado na Université de Caen e na Unesco. Atualmente, cursa mais um pós-doutoramento na universidade Sorbonne.
Entre outros cargos importantes, Marilene foi presidente da Associação Francofone de Pesquisa Científica em Educação – Afirse – Seção Brasileira, presidente do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas (Igha), ocupando a poltrona número 31, que tem como patrono João Francisco Lisboa. É membro da Academia Amazonense de Letras, poltrona número 24, desde 2011. Foi eleita para o quadriênio 2021-2025 do Conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
FOTOS: Érico Xavier/Fapeam

Post Relacionado

‘Manaus Mais Cidadã’ realiza mais de 13 mil atendimentos na zona Oeste neste sábado

blitzamazonico

Produtores de queijos do Amazonas visitam Serra da Canastra por referências de boas práticas

Victória Farias

Visa Manaus realiza inspeção e avaliação dos riscos sanitários em hospitais da cidade

Victória Farias