Blitz Amazônico
AmazonasCidadaniaCidadania

Empresas de internet deverão garantir 80% da velocidade contratada, garante PL aprovado de Ricardo Nicolau

O deputado estadual Ricardo Nicolau (Solidariedade) afirmou que a aprovação do PL nº 638/2021, de sua autoria, que obriga as empresas de internet a manter 80% da velocidade de conexão (de download e upload) contratada pelo cliente é um avanço no combate às fraudes contra o consumidor.


O projeto foi aprovado pela maioria dos deputados durante a sessão plenária desta quarta-feira, 22, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
Pelo texto aprovado, caso a média de conexão à internet esteja abaixo de 80% da velocidade contratada pelo assinante, a prestadora deverá realizar o abatimento do valor proporcional do serviço não prestado já no mês seguinte. Ricardo Nicolau, que preside a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Aleam, afirma que a nova medida protege o consumidor.
“O uso da internet se tornou indispensável desde o auge da pandemia e deve se manter. Muitas vezes, o serviço não é prestado de forma correta dentro daquilo que foi contratado pelo consumidor e é seu direito de requerer um desconto ou redução de valores que repare a falha, ou até a restituição do valor. A ideia é proteger o consumidor deste tipo de fraude”, ressaltou Ricardo Nicolau.

Ainda de acordo com o projeto, o descumprimento da lei pelas operadoras prevê multa no valor de R$ 2 mil e pode dobrar em caso de reincidência. Após a aprovação, o projeto de lei do deputado Ricardo Nicolau segue para sanção do Executivo Estadual.
‘Medidores aéreos’

Também foi aprovado em plenário o PL nº 267/2022, relatado por Ricardo Nicolau na CAE, que dispõe sobre proibição das concessionárias e permissionárias do serviço de fornecimento de energia elétrica e água a realizar a instalação de medidores do Sistema de Medição Centralizada (SMC) ou Sistema Remoto Similar. A nova lei proíbe a instalação de novos medidores da empresa Amazonas Energia. A autoria é dos deputados Sinésio Campos, Carlinhos Bessa e Fausto Júnior.

Foto: Marcelo Cadilhe

Post Relacionado

*Rose Lobo é ovacionada durante o lançamento oficial como pré-candidata à Deputada Estadual pelo Avante*

Redação

Prefeitura de Manaus fomenta empreendedorismo na cidade com início da 5ª turma do ‘Formação de Startups’

Victória Farias

PRF ainda registra bloqueios de rodovias em ao menos sete estados

EDI FARIAS