Blitz Amazônico
AmazonasCidadaniaCidadania

Amazonas ocupa segundo lugar no ranking do desmatamento

Em 2021, o Amazonas ocupou o segundo lugar do ranking dos Estados brasileiros que mais desmatou.


No período, foram devastados em território amazonense 194.485 hectares de florestas, segundo Relatório Anual do Desmatamento no Brasil (RAD). A área só não é maior do que o registrado no Pará (402.492 hectares).

Para o empresário do turismo, Orsine Junior, o Poder Público precisa agir de forma enérgica e não desviar a atenção de práticas como queimadas, extração irregular de madeira e garimpo ilegal, predominantes, principalmente, na Região do Rio Madeira. “Não podemos relaxar diante desse avanço, já que a Floresta Amazônica é a maior riqueza do planeta, além de ser o principal atrativo turístico do Brasil. Somente dessa forma é que combateremos o desmatamento”, alertou.
De acordo com o executivo, entre as formas de combate ao desmatamento estão políticas públicas eficazes, com o aparelhamento de órgãos como o IBAMA, intensificação de fiscalizações de combate ao desmatamento e punição para quem desmata. Ele acrescenta ainda que o desmatamento também se combate com mais oportunidade de trabalho para a população.
“É essencial o investimento em setores como o turismo, garantir a manutenção e competitividade da Zona Franca de Manaus (ZFM) com o fortalecimento das indústrias de biocosméticos e fármacos, que podem produzir, inclusive, com matéria-prima extraída, de forma sustentável, da própria floresta. Precisamos da Floresta Amazônica em pé, explorá-la de maneira sustentável e não destruí-la”, concluiu.

Post Relacionado

Em ações nas últimas 24 horas, PMAM apreende 11 armas de fogo na capital

Redator

Prefeitura de Manaus apresenta dados do 2º bimestre da educação com alcance de metas da Semed

Victória Farias

Prefeito David Almeida assina ordem de serviço para a reforma do mercado municipal Carneiro da Mota

Victória Farias