Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus impulsiona a mobilidade com abertura de nova via urbana na zona Norte 

Prefeitura de Manaus segue entregando soluções reais de mobilidade urbana na cidade. Nesta terça-feira, 20/1, equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), executaram a criação de uma nova rua que vai interligar a avenida Governador José Lindoso, conhecida como avenida das Torres, à avenida Timbiras, nos bairros Cidade Nova e Flores, zona Norte da capital. As obras foram iniciadas no segundo semestre do último ano, e seguem avançando significativamente.

A nova via nasce com um papel estratégico, sendo a continuação da rua Coronel Taborda de Miranda, para melhorar o tráfego, reduzir congestionamentos e criar uma rota alternativa eficiente para milhares de motoristas que circulam diariamente pela região. Com 240 metros de extensão, a rua vai facilitar o acesso entre importantes corredores viários da cidade, garantindo mais fluidez e segurança no trânsito.

A obra inclui ainda a transposição e canalização de um igarapé, por meio da implantação de três linhas de tubos de concreto armado, cada uma com 41 metros de comprimento, assegurando a manutenção da vazão, escoamento natural do curso d’água, o correto funcionamento do sistema de drenagem e maior durabilidade, estabilidade e segurança para a nova estrutura viária.

Para o vice-prefeito e secretário de Obras, Renato Junior, a intervenção reforça o compromisso da gestão com a mobilidade urbana e a qualidade de vida da população.

“Essa é a segunda etapa de uma obra que vai mudar a dinâmica do trânsito nessa região, o complexo viário Prefeito José Fernandes. Estamos falando de mais mobilidade, mais segurança e mais tempo de qualidade para quem sai de casa todos os dias para trabalhar, estudar ou cuidar da família. É a gestão do prefeito David Almeida olhando para as pessoas e entregando soluções que fazem diferença na vida real”, destacou Renato Junior.

As equipes da Seminf atuam de forma intensiva no local, iniciando os serviços com o levantamento topográfico e definição de cotas, seguidos da limpeza da camada vegetal, demolição dos imóveis desapropriados e execução da terraplanagem. Na sequência, será implantado o sistema de drenagem, com posterior execução da base e sub-base da via. Concluídas essas etapas estruturais, a via receberá a pavimentação asfáltica, seguida da implantação da sinalização vertical e horizontal e do sistema de iluminação pública.

Motoristas que utilizam diariamente a avenida das Torres já sentem a importância da intervenção. “Muito obrigado Prefeitura de Manaus, por essa grande obra. Vai ajudar bastante todo mundo que vive no trânsito”, afirmou o motorista de aplicativo, Eric Laborda, 30 anos.

Fluxo

Atualmente, nos horários de pico, a avenida das Torres registra um fluxo médio de aproximadamente 1.500 veículos por faixa. Com a nova rua, a Prefeitura de Manaus cria uma alternativa eficaz para reduzir esse volume e melhorar a circulação viária na zona Norte.

Outro motorista de aplicativo, Bruno Cardoso, 26 anos, também ressaltou os benefícios da obra. “Isso vai melhorar muito a logística e a conexão entre as zonas da cidade. Para quem trabalha dirigindo o dia todo, como eu, é um ganho enorme”, comentou.

A Prefeitura de Manaus reafirma que segue investindo em obras planejadas e estruturantes, com foco no bem-estar da população, na mobilidade urbana e no desenvolvimento da cidade.

—– —- —
Texto – Maria Amed/ Seminf

Fotos – Márcio Melo/ Seminf

Post Relacionado

Prefeitura levará “Manaus Mais Cidadã” ao Jorge Teixeira como parte das comemorações dos 35 anos do bairro

blitzamazonico

Prefeitura de Manaus instala balizadores no Passeio do Mindu para reforçar segurança de corredores e ciclistas

victoria Farias

Prefeitura de Manaus lança biblioteca digital para servidores da Procuradoria Geral do Município

Patrick da Silva FARIAS