Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaManaus

Lei obriga locadoras de veículos a oferecerem alternativas para pagamento de caução

Foi sancionada no Amazonas, a Lei n° 5.999/2022, de autoria da deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro (Republicanos), que obriga locadoras de veículos a oferecerem alternativas para a efetivação de caução por parte do consumidor.
De acordo com a parlamentar, com a adequação das locadoras à nova lei, os clientes terão como efetuar o pagamento em dinheiro e também, ter outras alternativas para realizar o pagamento da caução do aluguel de veículos, além do cartão de crédito.

“Com tantas formas de pagamento disponíveis ao consumidor e facilidades oferecidas pela tecnologia, não podemos admitir que apenas a forma de pagamento da caução de aluguel de veículo seja feita somente por meio do cartão de crédito. Nem todas as pessoas utilizam esse sistema para pagamento de suas contas e se torna até injusto limitar o acesso do cliente por conta disso”, justificou a deputada.
A motivação por parte de Mayara para criação dessa lei tem como base o número de reclamações dos usuários sobre os abusos cometidos com cobranças de taxas indevidas, venda casada de seguros de proteção, propaganda enganosa, entre outras.
Também está estabelecido pela lei, a fixação de cartazes informativos, em locais de fácil acesso e visibilidade, para que o consumidor esteja ciente sobre as formas de pagamento oferecidas pelo estabelecimento.
As locadoras de veículos que descumprirem a lei estarão sujeitas às penalidades previstas na Lei nº 8.078/1990, que trata sobre a proteção e direitos do consumidor.

Post Relacionado

​TCE-AM recebe comissão da Atricon para avaliação de controle externo

Victória Farias

João Guilherme diz que não foi traído por Jade Picon

Jessika Caldas

Caixa libera abono salarial para trabalhadores nascidos em abril

Redação