Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPrefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus realiza ação conjunta no Rio Piorini

A Prefeitura de Manaus, por meio do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), realizou, nesta quarta-feira, 3/8, uma ação conjunta na comunidade Rio Piorini, bairro Colônia Terra Nova, zona Norte.


A atividade reuniu secretarias municipais, engajadas em atender, ao menos, dez famílias que estão com as suas residências em risco de desabamento.

Uma erosão ativa, em área de voçoroca, que é quando a terra desliza devido às fortes chuvas, vem ameaçando as famílias da comunidade Rio Piorini. Pela Central 199, a Defesa Civil foi acionada e constatou que as pessoas que residem naquela área estão em risco iminente, solicitando, assim, a inclusão no Auxílio Aluguel, e obras de drenagem.

Para que a atividade ocorresse de forma mais célere, foi acionado o Comitê de Gestão de Crises, envolvendo as secretarias municipais da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), de Infraestrutura (Seminf) e Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb). “Sempre que uma ocorrência puder causar transtornos à população, nós vamos ativar o Comitê de Gestão de Crises. Quando todas as secretarias pensam juntas, a solução chega mais rápido”, afirmou o superintendente do CCC, Sandro Diz.

A equipe técnica da Defesa Civil levou o senso do risco para as famílias, e a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) realizou a sensibilização daquelas que não querem deixar a residência, apesar do risco de deslizamento.

“Identificamos o processo erosivo do tipo voçoroca e, em parceria com o Implurb, notificamos os seis imóveis com risco iminente de desabamento”, disse Wallace Rozendo, engenheiro responsável pelo laudo técnico da Defesa Civil.

O Implurb foi ao local da ocorrência para fazer o reconhecimento da área que tem partes de ocupação irregular. “Nós fizemos o reconhecimento e, a partir dele, a localização da área, que nós já percebemos que é dividida entre o loteamento Rio Piorini e uma ocupação desordenada. Em ação integrada com a Defesa Civil, estamos notificando as famílias com risco iminente, para que, no prazo de até 72 horas, o proprietário do imóvel compareça ao Implurb”, explicou o assessor técnico Cláudio Belém.

Após essa operação, as pastas devem reunir novamente o comitê, para traçarem um plano estratégico de ação, buscando resolver o problema da área e garantir a segurança das famílias.

Texto e fotos – Jamyly Macedo/CCC

Post Relacionado

Projeto ‘Uma Tarde no Museu’ da prefeitura retorna com programação interativa no Museu da Cidade de Manaus

victoria Farias

Programa ’Asfalta Manaus’ alcança bairro São Jorge com obras noturnas

Victória Farias

Agentes comunitários da prefeitura concluem primeira etapa da 2ª Oficina em Saúde Digital

victoria Farias