Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Espetáculo ‘A Luta’ emociona público no último dia do ‘#SouManaus 2025’

O terceiro e último dia do “#SouManaus Passo a Paço 2025”, realizado pela Prefeitura de Manaus, foi marcado por emoção e reflexão neste domingo, 7/9. No palco, o ator Amaury Lorenzo protagonizou o espetáculo “A Luta”, um monólogo teatral que levou o público a uma verdadeira imersão histórica e cultural, baseada na terceira parte da obra “Os Sertões”, de Euclides da Cunha.

Com direção de Rose Abdallah e dramaturgia de Ivan Jaf, Amaury deu vida a um contador de histórias que revive, em uma longa prosa épica, as batalhas travadas em Canudos, em 1896, entre os seguidores de Antônio Conselheiro e as forças militares da recém-proclamada República. No palco, apenas o ator, seu corpo e sua voz. Na plateia, olhares fixos, emocionados e, em muitos momentos, respondendo com aplausos espontâneos, como se também fizessem parte daquela memória coletiva.

O público, envolvido do início ao fim, acompanhou cada gesto e palavra, reafirmando a força do teatro como espaço de resistência, memória e emoção. “A gente sente como se estivesse lá, vivendo a história, e ao mesmo tempo refletindo sobre o Brasil de hoje. É impressionante”, comentou o professor Renato Vianna, de 32 anos, ao fim da apresentação.

O espetáculo mostrou que o “#SouManaus” vai além de música e festa, o evento abre espaço para todas as formas de arte, da dança ao teatro, da moda à gastronomia, se consolidando como o maior evento cultural do Norte do Brasil.

A presença de Amaury Lorenzo, indicado ao prêmio Cesgranrio de Teatro e conhecido por papéis de destaque na TV, como na novela “Terra e Paixão”, “Volta por Cima”, e no “Dança dos Famosos 2024”, trouxe ainda mais brilho à noite. Sua entrega em cena transformou a história de Canudos em poesia viva, num momento de rara intensidade artística que ficará na memória do público manauara.

Encerrando mais uma edição, o “#SouManaus Passo a Paço 2025” reafirma seu compromisso em valorizar e difundir a cultura em suas múltiplas expressões, para todos e todas que vivem e celebram a cidade.

— — —

Texto – Naira Nascimento/Semcom

Fotos – Karol Silva/Semcom 

Post Relacionado

Projeto Mirante e largo de São Vicente da Prefeitura de Manaus recebem licença ambiental do Ipaam

blitzamazonico

Prefeitura de Manaus avança com obras de infraestrutura durante ‘Mutirão no Bairro’ no centro histórico

victoria Farias

Leilões da Prefeitura de Manaus arrecadam R$ 873 mil para os cofres públicos

blitzamazonico