Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Cmei Balbina Mestrinho realiza circuito psicomotor para crianças da Educação Infantil da prefeitura

Em alusão à “Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla”, que acontece até o dia 1º/9, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu, nesta quinta-feira, 28/8, um circuito psicomotor voltado para crianças atípicas no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Balbina Mestrinho, localizado no bairro São José 2, zona Leste da capital. A atividade contou com a participação de 234 crianças do 1° e 2° período da Educação Infantil, com idades entre 4 e 5 anos.


O projeto, intitulado “Todos Nós Somos Únicos e Especiais”, incluiu atividades como esgrima da alegria, estação do tato com tapete sensorial, ginástica da alegria, corrida com venda guiada, vôlei sentado e música em movimento, que estimulam todos os sentidos. A iniciativa tem como objetivo desenvolver empatia, percepção das dificuldades enfrentadas por algumas crianças, além de confiança, cooperação, respeito e estímulo sensorial, envolvendo tato, audição, equilíbrio e olfato.

A diretora da escola, Rita Aguiar, destacou que, durante a semana nacional, são realizadas atividades em sala de aula com os pequenos, com o objetivo de ensiná-los sobre as crianças que apresentam algum tipo de deficiência, os chamados coleguinhas atípicos.


“Durante a semana nacional, as professoras desenvolveram atividades lúdicas com as crianças, abordando a importância da inclusão. No encerramento, realizamos um circuito psicomotor, com dinâmicas como o tapete sensorial, que também podem ser vivenciadas por crianças com deficiência física. A proposta é garantir a participação de todos e ensinar, desde cedo, valores como empatia, respeito e acolhimento”, declarou a diretora.


Segundo a coordenadora do projeto, Elenice Castilho, toda ação foi desenvolvida considerando a proposta da Semed, e assim surgiu o “Todos Nós Somos Únicos e Especiais”.


“Como o nosso público-alvo são as crianças atípicas, pensamos em trabalhar o circuito psicomotor, que estimula as questões sensoriais, como visão, tato e paladar, para desenvolver a coordenação motora. Cada criança é única, cada serzinho tem sua própria forma de perceber o mundo, e, pensando nisso, buscamos atuar em parceria com a família, para que possamos desenvolver o aspecto pedagógico e a forma como essa criança vai aprender e se desenvolver”, enfatizou Elenice.

Texto – Jorgiane Castinares/Semed

Foto – Ulisson Santos/Semed

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus certifica alunos do curso de MBA em Gestão de Pessoas

blitzamazonico

Cmei da Prefeitura de Manaus realiza festival olímpico com alunos da educação infantil

victoria Farias

Prefeito lança nova fase do ‘Asfalta Manaus’ com ações em três zonas da capital

blitzamazonico