Blitz Amazônico
Amazonas

“Quando a foto falha, a lição fica: Clovis Miranda e os bastidores de uma carreira premiada”

Clovis Miranda, fotógrafo que iniciou sua carreira como bolsista, se consagrou ao conquistar diversos reconhecimentos, incluindo o cobiçado Prêmio Esso de Jornalismo. Com uma bagagem profissional que inclui a cobertura de várias Copas do Mundo, Olimpíadas e campeonatos mundiais, Clovis atualmente atua na Semcom (Secretaria Municipal de Comunicação de Manaus).

Nesta sexta-feira, ele participou de uma palestra especial para os alunos do curso de fotografia do CETAM – Unidade Ramos Ferreira, ministrado pelo jornalista e fotógrafo Edivan Farias.

Durante o encontro, Clovis compartilhou sua trajetória, técnicas e aprendizados que marcaram sua vida profissional. Com humildade e bom humor, trouxe à tona lembranças que mostram que o sucesso nasce da persistência.

Ele relembrou que, no início da carreira, chegou a vender jornais nas ruas:

“Eu saía com 10 jornais e voltava com 8 ou 9…”, disse sorrindo, arrancando risadas dos alunos. O relato destacou que todo começo tem suas dificuldades — e que cada passo conta.

Entre os momentos marcantes, Clovis contou dois episódios que o fizeram amadurecer ainda mais profissionalmente:

O primeiro foi quando surgiu sua primeira oportunidade em um jornal local. Convidado a comparecer de imediato, ele demorou dois dias. Quando finalmente foi, a vaga já estava ocupada.

“Essa foi uma das lições mais duras da minha vida. Oportunidade não espera”, afirmou.

O segundo momento foi ainda mais emblemático. Clovis teve a chance de registrar a queda de um avião — o que poderia ter sido o maior clique de sua carreira. Antes da cobertura, recebeu dicas do experiente fotógrafo Litaiff, mas acabou seguindo outro colega.

“Duvidei da experiência do Litaiff e mudei tudo. Fiz a foto da queda, mas nenhuma saiu boa. Essa foi uma grande lição: confie na experiência de quem já viveu aquilo”, relatou.

Durante a palestra, ele também refletiu sobre a velocidade das mudanças tecnológicas e a importância de valorizar os professores:

“Olha, tudo que vocês estão aprendendo hoje, amanhã pode não servir mais, porque a tecnologia muda a cada instante. Mas tentem aprender ao máximo tudo aquilo que o Edivan tem ensinado a vocês. Na nossa época, não tínhamos pessoas dispostas a palestrar e nem a ensinar.”

O encontro foi marcado por emoção, risos, inspiração e muito aprendizado. Uma verdadeira aula de vida e profissão para os futuros fotógrafos do Amazonas.

Portal Blitz Amazônico

Repórter das Comunidades AM (Facebook, Instagram, TikTok e Kwai)

DRT 1200 AM

WhatsApp: (92) 99467-7004

#PortalBlitzAmazonico#ReporterDasComunidadesAM#DRT1200AM#BlitzAmazonico#Notícia#Manaus#Amazonas

WhatsApp: (92) 99467-7004

Post Relacionado

Atuação da Defensoria ajuda atleta de Tabatinga a se consagrar como melhor patinador do Brasil

victoria Farias

Defensoria Pública realiza mutirão previdenciário em Coari

blitzamazonico

Ouvidoria do Sistema de Segurança Pública do Amazonas faz pesquisa de satisfação voltada para a emissão da nova Carteira de identidade Nacional (CIN)

EDI FARIAS