Blitz Amazônico
Amazonas

Festival de Parintins 2024: ‘Água nas Torcidas’, da Cosama, distribuiu mais de 500 mil copos temáticos

Com o projeto  ‘Água nas Torcidas’ a Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) distribuiu 572 mil copos temáticos com água tratada, o que  equivale a 114.400 litros. A campanha foi levada a pontos turísticos da Ilha Tupinambarana, nas filas das torcidas do Caprichoso e Garantido, espaço instagramável e órgãos estaduais envolvidos na realização do evento.  

A distribuição de copos atendeu a população local e visitantes nos pontos turísticos e estratégicos da cidade como aeroporto, catedral, mercado municipal, mural do Bumbódromo, porto da cidade e porto da Francesa. Também foram contemplados todos os agentes envolvidos nos bastidores da produção dos bumbás Caprichoso e Garantido, incluindo trabalhadores dos galpões, empurradores de alegorias, brincantes, torcidas organizadas e pessoas  na área externa do bumbódromo. 

A Cosama intensificou a distribuição de água durante os três dias de festival aos torcedores dos bumbás, iniciando a distribuição na quinta-feira (27/06), um dia antes do festival, para hidratar o público no local, que enfrentou altas temperaturas de calor e chuva para ver de perto o maior espetáculo folclórico do país e do mundo. 

A Cosama também atendeu aos servidores dos órgãos do Governo do Estado envolvidos no festival com a distribuição de mais de 25 mil copos de água durante três dias nas filas da troca de alimentos por pulseiras para a Festa dos Visitantes e distribuição no espaço reservado à Pessoa com Deficiência (PCD), no bumbódromo organizado pela Secretaria de Estado de Justiça (Sejusc). 

Espaço Instagramável

Pelo segundo ano, ajudando a promover a sustentabilidade no festival, a Cosama distribuiu água em copos biodegradáveis a partir da instalação de três máquinas purificadoras no Turistódromo da Amazonastur. No total, cerca de 20 mil pessoas foram atendidas com água de qualidade e gelada, o equivalente a mais de 25 mil litros de água, levando em conta que foram distribuídos 20 mil copos biodegradáveis, onde as pessoas reabasteceram o líquido e suas garrafas de uso pessoal. 

Emprego e renda

As parcerias com as associações de condutores de triciclos e catadores de material reciclável foram mantidas por meio da assinatura do termo de cooperação técnica durante o período de uma semana, gerando renda aos trabalhadores autônomos, somando com o giro da economia local e cuidando do meio ambiente.  

A companhia avalia a ação como positiva, tendo em vista que o planejamento inicia três meses antes das festividades, superando as expectativas do terceiro ano de realização em mais um grandioso e intenso festival, como destaca o coordenador da ação, Marcus Pelodan. “Importante o investimento feito pelo Governo do Amazonas em mais uma ação que teve a missão de levar água tratada e de qualidade para o festival”, destacou Pelodan.

FOTOS: Reprodução Cosama/ Evandro Seixas/ Euzivaldo Queiroz/ Marcely Gomes / Tiago Corrêa

Post Relacionado

Representante do BID no Brasil convida presidente da CNC para evento de sustentabilidade na Amazônia

blitzamazonico

Defensoria realiza roda de conversa para educação em direitos no Parque das Tribos

blitzamazonico

MPAM abre inscrições para processo seletivo de estagiários a partir de segunda (29)

blitzamazonico