Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaSaúde

Varíola dos macacos: como é o exame, quem deve fazer e quando?

A explosão de casos de varíola dos macacos (monkeypox) nos últimos três meses colocou o mundo em alerta e gerou muitas dúvidas acerca da infecção entre as pessoas. Algumas são sobre os testes de diagnósticos, fundamentais para a realização do tratamento correto e para evitar a transmissão do vírus.






A infectologista Joana D’arc Gonçalves, mestre em medicina tropical pela Universidade de Brasília (UnB), esclarece oito dúvidas frequentes no consultório sobre os testes de diagnóstico da varíola dos macacos.

Como é o teste de detecção do vírus que provoca a varíola dos macacos?

O mais indicado é o teste molecular (RT-PCR) feito por swab (cotonete), semelhante ao usado para o diagnóstico do coronavírus. Neste caso, são coletadas amostras de secreções das lesões do paciente para o sequenciamento do vírus. “O teste tem elevada sensibilidade e especificidade, superior a 95%”, afirma a infectologista.


Fonte: Metrópoles

Post Relacionado

Prefeitura realiza reunião com técnicos para apresentar grupo de empresas que vai fazer estudos na rede de ensino

Victória Farias

Novos servidores participam de processo de integração no TCE-AM

Victória Farias

Sine Amazonas divulga 51 vagas de emprego em diversas áreas para esta quarta-feira (29/12)

Redator