Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaELEIÇÕES

‘Toda humanidade praticamente se recolheu e a enfermagem estava na linha de frente salvando vidas’, Enfermeiro Sandro ressalta a importância da enfermagem na pandemia da covid-19

Desde o início da pandemia da Covid-19 até os dias atuais, contabiliza-se 34.118.403 casos conhecidos no Brasil. No adoecimento da população, algumas ações foram importantes para a diminuição do alastramento da doença principalmente no Estado Amazonense.

Enfermeiro Sandro, que esteve à frente como Presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM) durante toda a pandemia de Covid-19 pode mostrar que com uma gestão humanizada, os direitos e o bem-estar de uma população e profissionais conseguem ser garantidos em momentos difíceis.
“Nós enfrentamos um momento muito crítico a nível mundial que foi a pandemia da Covid 19 e os profissionais da Enfermagem tiveram na linha de frente. E o Coren Amazonas esteve ao lado desses profissionais e esteve também ao lado da nossa sociedade”, Sandro conta também que da utilização de mídias, televisão, rádios, entrevistas nacionais e internacionais para mostrar ao Brasil e ao mundo o que os profissionais da saúde estavam enfrentando.

“Toda humanidade praticamente se recolheu e a enfermagem estava na linha de frente salvando vidas. E eu tenho certeza que as nossas atitudes ali naquele momento, de fazer campanhas, arrecadação de EPIs, visitando as salas rosa, as UTIs, estando lado a lado com os nossos profissionais fizeram toda a diferença na vida dos profissionais de enfermagem e nada vida da sociedade do Estado do Amazonas”, declara Enfermeiro Sandro.

Para isso, necessita-se de determinação e um trabalho árduo, características que não faltam em um líder como Sandro que durante todo o período mais crítico da Covid-19, estava na linha de frente nos hospitais, fiscalizando, acompanhando e buscando recursos para a saúde, além de reivindicar direitos dos profissionais.
Nessa jornada, uma das conquistas importantes, foi a ação conjunta com a Cruz Vermelha, Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) e o Coren-AM, onde realizou-se campanha para testagem rápida de Covid-19 aos profissionais de Enfermagem e seus familiares em outubro de 2020.
“Sabemos que a disponibilidade de testes pelo estado e municípios continua escassa. Mesmo cobrando, exigindo, precisamos gerar alternativas para atingir essa finalidade. Essa ação reforça um direito de o profissional de Enfermagem ser testado, garantindo a preservação da assistência com redução de riscos a si próprio e ao paciente, sem falar da capacitação que amplia a possibilidade de atuação profissional nesse específico trabalho”, destacou o presidente do Coren-AM, Sandro André na época.
Em mais um exemplo de busca pelos direitos, houve um alerta feito pelo Conselho, juntamente aos seus profissionais da área e Sandro á frente desta luta, que os profissionais da saúde estavam adoecendo, o Governo do Estado do Amazonas anunciou a contratação de novos profissionais da área para trabalharem no combate à Covid-19 de forma direta por meio do banco de dados do Ministério da Saúde.

A valorização dos profissionais da Enfermagem precisa ser contínua, uma consciência que o enfermeiro Sandro sempre teve, por isso à frente do Conselho realizou a caminhada em homenagem aos profissionais enfermeiros que foram vítimas da covid-19 em 2021.
“Dia 9 de abril em homenagem a primeira vítima da covid no estado do Amazonas da equipe de enfermagem, a técnica de enfermagem, Sofia Pinheiro da Silva. É um dia de lembranças, mas é um dia também que nos encoraja a buscar melhorias para nossa categoria”, pontuou Sandro durante evento.

Post Relacionado

Abono salarial de anos anteriores só poderá ser pedido em março

Shayenne

Prefeitura avança com serviços de infraestrutura na zona Leste

Victória Farias

Por que o autismo em meninas é menos comum?

Redação