Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Equipes técnicas da prefeitura participam de capacitação com sistemas de geo e informação do IBGE

Equipes técnicas da Prefeitura de Manaus, do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), participam de capacitação e treinamento em geoprocessamento Quantum GIS (QGIS) e sistemas como o de Planejamento da Base Territorial (Sismap) e de Informações Geográficas da Base Territorial (SIGBT), realizado na sede da superintendência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística no Amazonas (IBGE-AM). Os treinamentos seguem até o final do mês de janeiro.

As diretorias de Planejamento Urbano (DPLA) e de Operações (Diop), que trata do licenciamento do sistema urbanístico da capital, estão participando do treinamento, recebendo ainda noções de gerenciamento em temáticas da Base Territorial.

A capacitação é coordenada pelo responsável pelo Cadastro Nacional de Endereços (Cnefe) do IBGE, David Benarros, e o curso visa ainda ampliar as informações, permitindo aos usuários manipulação, análise e interpretação de dados cartográficos, assim como administração de dados alfanuméricos e geográficos.

Conforme o cronograma do treinamento, os participantes estudam “Introdução à Cartografia”, “Introdução ao Sistema de Informação Geográfica (SIG)”, “Sensoriamento Remoto”, “Introdução ao QGIs” e “Sismap” e “SIGBT”.

Para o gerente de Informação e Geoprocessamento (GIG) do Implurb, Luiz Albuquerque, o curso é uma oportunidade ímpar de conhecer mais da ferramenta que é o QGIS, numa carga horária de 40 horas, dividido em quatro módulos. “Estamos agregando informações necessárias para melhorar nossa atuação no desenvolvimento da cidade, usando as ferramentas como soluções e aliadas no dia a dia, em um ambiente colaborativo. O sistema aumenta nossa carga de conhecimento com relação a banco de dados, coordenadas, topografia, cartografia, enfim, informações digitais que vão se somar à aplicação nas nossas rotinas”, completou Luiz.

Patrimônio

A gerente de Patrimônio Histórico (GPH), arquiteta e urbanista Landa Bernardo, lembrou que o QGIS é um software livre, com código fonte aberto, sendo uma multiplataforma de informação com possibilidade de edição e análise de dados de georreferenciamento, permitindo aos usuários analisar e editar informações espaciais e compilar dados. 

“Ele permite gerar mapas com várias camadas de conteúdo, usando diferentes projeções, e pode interagir com outras plataformas e extensões de arquivos que já são usados em análises junto ao Implurb. O IBGE já utiliza o programa desde os anos 2000 e a parceria neste treinamento, para o Implurb, vai ampliar ainda mais o conhecimento e capacitação da mão de obra, dando a oportunidade de conhecer e aplicar também esta plataforma nas nossas rotinas”, explicou a gerente.

Foto – Divulgação / Implurb e IBGE  

Post Relacionado

Felipe Araújo atrai multidão e encerra a terceira noite do #SouManaus Passo a Paço no palco Caboquinho

Victória Farias

Idosas atendidas pelo Cras Alvorada 3 participam de baile e confraternização natalina

blitzamazonico

Prefeitura de Manaus intensifica serviços de recuperação asfáltica no bairro Cidade Nova

Patrick da Silva FARIAS