Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaSaúde

8 formas de melhorar a saúde mental na menopausa

Com o passar dos anos, é inevitável atingir-se o fim da vida reprodutiva em mulheres. No entanto, além dos sintomas clássicos do período, mudanças em hormônios e no estilo de vida também podem prejudicar a saúde mental na menopausa.









Na saúde física, sintomas comuns da menopausa incluem sono comprometido, metabolismo lento, secura vaginal, ondas de calor e outros. Na saúde mental, entretanto, outros efeitos podem surgir. Saiba quais — e como se livrar deles — com informações da “NDTV”.


SINTOMAS ADVERSOS DE SAÚDE MENTAL NA MENOPAUSA


Elevações e quedas hormonais podem ocasionar:



-Mudanças de humor;

-Ansiedade;

-Depressão;

-Fadiga;

-Problemas de foco.



Felizmente, é possível prevenir — ou amenizar — tais sintomas.



8 FORMAS DE MELHORAR A SAÚDE MENTAL NA MENOPAUSA



1 — Esteja preparada


Ler sobre a menopausa e saber como o período afeta seus hormônios e emoções é essencial para entender o que está acontecendo consigo. Dessa forma, você evita confusões e compreende por que, exatamente, está passando por mudanças de humor tão severas repentinamente.



2 — Aceite que é normal — e temporário


Ao enfrentar os sintomas da menopausa, não se sinta sozinha. O período, apesar de desafiador, é normal, e tudo isso com certeza está acontecendo com suas amigas também. Encontre conforto, ainda, em saber que tudo isso é temporário.



3 — Alimente-se bem


Alimentar-se de forma saudável pode promover melhor saúde física, consequentemente amenizando os sintomas da menopausa. Além disso, alguns alimentos podem incentivar a produção de hormônios da felicidade.



4 — Exercite-se


Mesmo que você sinta dores, consulte um médico e não abra mão de movimentar o corpo. Além de ajudar na produção de hormônios da felicidade, os exercícios físicos regulares podem amenizar sintomas físicos e mentais.



5 — Experimente meditar para melhorar a saúde mental na menopausa


Práticas como meditação, ioga e exercícios de respiração te ajudarão a ter maior controle e entendimento de suas emoções, além de ajudar a reduzir sentimentos de ansiedade e depressão.



6 — Procure ajuda


Desabafar também é uma forma de cuidar de sua saúde mental. Por isso, procure uma psicóloga ou converse com amigas que estejam passando pela mesma situação que você.



7 — Evite o álcool


Bebidas alcoólicas e outras substâncias entorpecentes podem promover um alívio temporário. No entanto, a longo prazo, podem afetar sua saúde física e mental. Dessa forma, você deve evitar o álcool e quaisquer substâncias viciantes.


8 — Encontre novas atividades


Participar de atividades que te proporcionem sentimentos de conquista pode ser a chave para uma transição mais suave. Por isso, essa pode ser a hora certa para testar coisas que você sempre quis, como cerâmica, culinária, dança e muito mais.



Fonte: Istoé

Post Relacionado

Reforma tributária deve ser votada em semana de esforço concentrado

Redator

Cemitérios públicos de Manaus estão prontos para visitas do Dia das Mães

Shayenne

BATATA FRITA DA DISCÓRDIA! Gordos esfomeados trocam socos, cadeiradas e vassouradas em lanchonete de Manaus; veja o vídeo

Redação