Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaSaúde

8 formas de melhorar a saúde mental na menopausa

Com o passar dos anos, é inevitável atingir-se o fim da vida reprodutiva em mulheres. No entanto, além dos sintomas clássicos do período, mudanças em hormônios e no estilo de vida também podem prejudicar a saúde mental na menopausa.









Na saúde física, sintomas comuns da menopausa incluem sono comprometido, metabolismo lento, secura vaginal, ondas de calor e outros. Na saúde mental, entretanto, outros efeitos podem surgir. Saiba quais — e como se livrar deles — com informações da “NDTV”.


SINTOMAS ADVERSOS DE SAÚDE MENTAL NA MENOPAUSA


Elevações e quedas hormonais podem ocasionar:



-Mudanças de humor;

-Ansiedade;

-Depressão;

-Fadiga;

-Problemas de foco.



Felizmente, é possível prevenir — ou amenizar — tais sintomas.



8 FORMAS DE MELHORAR A SAÚDE MENTAL NA MENOPAUSA



1 — Esteja preparada


Ler sobre a menopausa e saber como o período afeta seus hormônios e emoções é essencial para entender o que está acontecendo consigo. Dessa forma, você evita confusões e compreende por que, exatamente, está passando por mudanças de humor tão severas repentinamente.



2 — Aceite que é normal — e temporário


Ao enfrentar os sintomas da menopausa, não se sinta sozinha. O período, apesar de desafiador, é normal, e tudo isso com certeza está acontecendo com suas amigas também. Encontre conforto, ainda, em saber que tudo isso é temporário.



3 — Alimente-se bem


Alimentar-se de forma saudável pode promover melhor saúde física, consequentemente amenizando os sintomas da menopausa. Além disso, alguns alimentos podem incentivar a produção de hormônios da felicidade.



4 — Exercite-se


Mesmo que você sinta dores, consulte um médico e não abra mão de movimentar o corpo. Além de ajudar na produção de hormônios da felicidade, os exercícios físicos regulares podem amenizar sintomas físicos e mentais.



5 — Experimente meditar para melhorar a saúde mental na menopausa


Práticas como meditação, ioga e exercícios de respiração te ajudarão a ter maior controle e entendimento de suas emoções, além de ajudar a reduzir sentimentos de ansiedade e depressão.



6 — Procure ajuda


Desabafar também é uma forma de cuidar de sua saúde mental. Por isso, procure uma psicóloga ou converse com amigas que estejam passando pela mesma situação que você.



7 — Evite o álcool


Bebidas alcoólicas e outras substâncias entorpecentes podem promover um alívio temporário. No entanto, a longo prazo, podem afetar sua saúde física e mental. Dessa forma, você deve evitar o álcool e quaisquer substâncias viciantes.


8 — Encontre novas atividades


Participar de atividades que te proporcionem sentimentos de conquista pode ser a chave para uma transição mais suave. Por isso, essa pode ser a hora certa para testar coisas que você sempre quis, como cerâmica, culinária, dança e muito mais.



Fonte: Istoé

Post Relacionado

Prefeitura capacita profissionais da saúde para atendimento a pessoas com hipertensão em Manaus

Patrick

Idoso com marcas de agressão é resgatado passando frio em poça de lama

Shayenne

Em Tabatinga, PMAM prende mulher por tráfico de drogas

Victória Farias