Blitz Amazônico
governo federal

Wellington Dias: com aumento de renda, quase 1 milhão de famílias deixaram o Bolsa Família

Ministro será entrevistado por profissionais de imprensa a partir das 8h desta terça (22/7) e também também abordará o avanço do país para sair do Mapa da Fome e a redução no preço dos alimentos

Para participar, jornalistas podem encaminhar mensagens para o telefone (61) 99222-1282 (WhatsApp) e informar o nome da emissora, do veículo, do município e estado de origem

O ministro Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) é o convidado do “Bom Dia, Ministro” desta terça-feira, 22 de julho. Entre os principais temas da entrevista está o aumento da renda das famílias brasileiras, que permitiu que quase 1 milhão de pessoas deixassem o Bolsa Família no mês de julho.
 

EMANCIPAÇÃO – Cerca de 958 mil famílias deixaram de receber o benefício do Bolsa Família neste mês, seja por conseguirem um emprego estável ou melhorarem a condição financeira como empreendedores. A maior parte dos desligamentos ocorreu após cumprirem a Regra de Proteção: 536 mil famílias alcançaram renda mensal entre R$ 218 e meio salário-mínimo por pessoa no núcleo familiar e completaram 24 meses de permanência na regra, prazo máximo para receber 50% do valor do benefício.
 

De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), das 1,7 milhão de vagas com carteira assinada criadas no Brasil em 2024, 98,8% foram ocupadas por pessoas cadastradas no CadÚnico. Entre os contratados, 1,27 milhão (75,5%) eram beneficiários do Bolsa Família.

PAGAMENTO – Os pagamentos de julho começaram na última sexta-feira (18/7) e seguem até o dia 31 de julho, levando em consideração o final do Número de Identificação Social (NIS). Ao todo, mais de 19,6 milhões de famílias em todos os municípios brasileiros recebem o Bolsa Família neste mês, com investimento do Governo Federal de R$ 13,1 bilhões.
 

BRASIL SEM FOME – O Bolsa Família é uma das ações incluídas no Plano Brasil Sem Fome, que tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome até 2030. Na próxima semana, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) deve anunciar, em evento na Etiópia, dados que indicam que o Brasil está no caminho para erradicar a fome.
 

ALIMENTAÇÃO – Outro tema em pauta é a redução no custo da alimentação. Em junho, a inflação dos alimentos ficou negativa pela primeira vez em meses, com queda de -0,18%, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). A redução foi resultado de ações coordenadas pelo Governo Federal. Os dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) mostram que entre abril e junho de 2025, 16 das 17 capitais monitoradas tiveram redução no custo da cesta básica. Itens como carne, ovos, arroz e feijão ficaram mais acessíveis, beneficiando diretamente as famílias brasileiras e comprovando a eficácia das ações governamentais. Para os próximos meses, a expectativa é de manutenção da estabilidade, com preços mais acessíveis e maior segurança alimentar para a população.
 

AO VIVO – O “Bom Dia, Ministro” é uma coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom-PR) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O programa, transmitido ao vivo a partir das 8h em formato de entrevista coletiva, pode ser acompanhado pela TV (aberta ou via satélite) e pela internet, no YouTube, Facebook, TikTok e Instagram do @CanalGov. Para as rádios, o sinal de transmissão é oferecido pela Rede Nacional de Rádio (RNR), pelo mesmo canal de “A Voz do Brasil”.
 

PARTICIPE – Emissoras e jornalistas interessados em participar do “Bom Dia, Ministro” podem encaminhar mensagens para o telefone (61) 99222-1282 (WhatsApp) e informar o nome da emissora, do veículo, do município e estado de origem, para serem incluídos na lista de veículos interessados em participar do programa.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Post Relacionado

Operação do Governo Federal contra garimpo ilegal apreende maior quantidade de ouro da história da PRF

victoria Farias

Lei declara Robson Sampaio de Almeida como Patrono do Paradesporto Brasileiro

victoria Farias

Na Cúpula do G20, Lula cobra ação de países ricos no combate às mudanças climáticas

victoria Farias