A tradicional ‘Noite dos Pavilhões’ realizada pelo Grêmio Recreativo Escola de Samba Vitória Régia, é uma data épica que comemora o aniversário de 49 anos da escola. O evento ocorre no próximo sábado, 30, a partir das 20h, na quadra da escola, localizada na Rua Emílio Moreira, Praça 14 de Janeiro.
História
A mais antiga escola de Samba do Carnaval de Manaus, a Vitória Régia, foi fundada no dia 1° de Dezembro de 1975, na casa da saudosa dia Lindoca, situada na rua Jonathas Pedrosa, ao lado da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, permanecendo até 1988.
Com 12 títulos conquistados, a Verde e Rosa traz em sua identidade cultural histórica a existência afrodescendente, a religiosidade e o samba.
De acordo com o atual Presidente da Verde e Rosa, Darlan Braga, a Vitória Régia têm raízes afrodescentes e o samba é uma das heranças presentes na comunidade.
“A escola surgiu na casa da Tia Lindoca, foram anos de luta e resistência pois o samba naquela época era marginalizado. E para manter viva a tradição cultural afrodescente é essencial darmos continuidade ao legado por meio de projetos culturais e educacionais, revelando novos talentos nascidos na própria comunidade”.
A festa
O aniversário da escola de samba será uma festa memorável com a participação de Casais de Mestres-Salas e Porta-Bandeiras das Escolas de Samba do Grupo Especial e de Acesso.
” A noite dos Pavilhões é a tradição viva na comemoração do aniversário da Vitória Régia, é a reverência e apreço pelo símbolo maior da escola de samba, a bandeira. Além do mais, é também, um encontro marcante e respeitoso para com os outros Pavilhões das Escolas de Samba de Manaus que realizam um espetáculo a parte na avenida”. Ressalta Darlan.
Vale salientar ainda, que durante a programação, acontece a aclamação da Rainha Gay do Carnaval 2025, Letícia Queiroz, promovido pelo Estilista e Escritor Bosco Fonseca e os aniversários de dois anos à frente ao cargo de Madrinha da Escola Katiuscia Duarte e os três anos de Húrsula Freitas como Rainha de Bateria.
E, para embalar os foliões, grupo de pagode e a Bateria Show do Berço Samba prepara uma grande Apoteose com a presença de todos os integrantes da agremiação regada a muito samba de enredo.
A entrada é liberada e não tem hora para acabar.