Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Visa Manaus tem primeira reunião de consultoria com a Anvisa para revisão do Código Sanitário municipal

A equipe técnica da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) participou, nesta quinta-feira, 2/3, de uma primeira reunião virtual com representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para dar início ao trabalho de revisão do Código Sanitário do município.

A Visa Manaus é uma das dez, em todo o Brasil, selecionadas pela Anvisa para participar do projeto de revisão dos seus respectivos Códigos. Ao longo de 12 meses, a Anvisa irá prestar consultoria, por meio de encontros virtuais e presenciais, para orientar e contribuir para esse trabalho, que busca marcar uma nova etapa para a atividade de vigilância sanitária no país.

“A Visa Manaus, seguindo a determinação do prefeito David Almeida, reafirma o empenho em aperfeiçoar suas práticas de trabalho e oferecer um serviço otimizado à população, mais atento e eficiente na resolução de suas necessidades”, enfatizou o diretor da Vigilância municipal, Ewerton Wanderley.

O diretor acrescentou que a Vigilância Sanitária municipal tem dado passos importantes nessa direção, como a criação de novos núcleos e uma nova gerência e adesão ao programa da Anvisa para implementação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).

“Agora fomos contemplados com a consultoria especial da Anvisa para revisar e atualizar o Código Sanitário de Manaus. Estamos comprometidos com a eficiência, a presteza e uma maior aproximação com a realidade do nosso público regulado. Vamos estudar a fundo as maneiras de tornar o Código mais abrangente e resolutivo”, afirmou o diretor.

Na primeira reunião de consultoria, a Anvisa abordou as questões iniciais do processo de revisão do Código Sanitário, como a definição clara de competências e atribuições jurídicas para a Vigilância municipal, as responsabilidades da gestão, a descrição da estrutura organizacional, os instrumentos de ação, os objetos sujeitos à regulação e os fluxos e procedimentos de trabalho dos servidores – todos tópicos já presentes no Código Sanitário de Manaus, mas pendentes de atualização em razão das várias mudanças nos processos de trabalho e na própria estrutura da Visa Manaus desde 1997, ano em que que o Código foi elaborado.

“É um trabalho todo voltado à atualização das normas e regramentos sanitários brasileiros, que começa com essas dez cidades aprovadas em processo seletivo pela Anvisa, mas que depois irá acolher novos municípios e fazer avançar como um todo a legislação e o trabalho de vigilância no país, promovendo mais saúde e bem-estar à população”, explicou a chefe do Núcleo de Gestão da Qualidade da Visa Manaus, Karina Pontes.

Um novo encontro virtual com a Anvisa está marcado para o dia 13/3, para dar continuidade aos trabalhos de atualização.

Post Relacionado

Prefeitura promove produtos turísticos de Manaus durante a ‘WTM Latin America’, em São Paulo

victoria Farias

Prefeitura de Manaus trabalha na infraestrutura da zona Oeste da cidade

victoria Farias

Prefeitura de Manaus organiza agenda de fortalecimento da segurança escolar

Victória Farias