A Nação Rubro Negra fez a sua parte e bateu o recorde de público do novo Maracanã, mais de 70 mil apaixonados pelo Mais Querido testemunharam mais um revés do Flamengo ao ser batido pelo Independiente Del Valle na disputa dos pênaltis e os equatorianos levantaram a taça de campeão da Recopa Sul-Americana. De herói no tempo normal e vilão na disputa na marca da cal, o uruguaio Arrascaeta marcar o único gol que deu uma falsa esperança para a torcida que confiava na possibilidade do título.
DECISÃO NOS PÊNALTIS
Arrascaeta foi escolhido para abrir as cobranças, mas esbarrou na grande defesa do goleiro Ramírez, que acertou o canto e desestabilizou os próximos batedores. Na sequência, David Luiz, Everton, Gerson e Gabigol marcaram para a equipe brasileira. Faravelli, Hoyos, Previtali e Schunke foram eficientes nas cobranças e converteram para o Del Valle. Na última cobrança, Landázuri deslocou o goleiro Santos que não conseguiu pegar nenhuma cobrança.
PRORROGAÇÃO
Faltou competência e inspiração dos comandados do técnico Vitor Pereira que quase não ameaçou a meta do goleiro Ramírez. Matheus Gonçalves, que entrou na etapa complementar, quase marcou o segundo gol em uma finalização de fora da área. Os equatorianos bem postados dentro das quatro linhas gastou tempo e levou a decisão para os pênaltis, o que dificultou ainda mais as ações do time rubro-negro.
VITOR PEREIRA JÁ PODE PEDIR MÚSICA
Com a derrota para o De Valle, o Flamengo deixa escapar o terceiro título na era Vitor Pereira. O clube também perdeu a final da Supercopa do Brasil para o Palmeiras e foi eliminado na semifinal do Mundial de Clubes.


45 MINUTOS INICIAIS
Assim que a bola rolou o Flamengo tomou iniciatia, mas esbarrava na forte retrancao da equipe do Del Valle. O Malvadão até chegou a abrir o placar, mas a arbitragem marcou o impedimento no lance. Em duas oportunidades, o Fla ficou próximo de fazer o primeiro gol, mas carimbou a trave. Primeiro em uma cabeçada de Thiago Maia e depois no cabeceio de Ayrton Lucas. Nos minutos finais, Varela e Arrascaeta quase fazem a alegria da torcida, mas a equipe equatoriana conseguiu ir para o intervalo com a vantagem.
45 MINUTOS FINAIS
Na volta do intervalo, o Flamengo voltou pouco inspirado e foi facilmente anulado pelos visitantes. A apatia da equipe brasileira motivou os equatorianos a se atirar para o ataque, mas sem levar perigo a meta do goleiro Santos. No último lance, quando tudo se encaminhava para o empate, Gabigol acertou uma assistência de GPS para Everton Cebolinha na área. O atacante como bom garçon serviu a Arrascaeta que estufou a meta do goleiro Ramírez.
NAÇÃO BATEU O RECORDE DE PÚBLICO
A Nação lotou as dependências do Maraca e o público presente chegou a marca de 71.411 em Flamengo x Independiente Del Valle. Essa é a maior marca do estádio em jogos entre clubes após a reforma para a Copa do Mundo de 2014. O número supera os 69.997 presentes de Flamengo 0 x 0 Palmeiras, pelo Brasileirão de 2022.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 1X0 INDEPENDIENTE DEL VALLE
Estádio: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data e hora: 28 de fevereiro de 2023, às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Andres Matonte (URU)
Assistentes: Nicolas Tarán (URU) e Martin Soppi (URU)
Árbitro de vídeo: Andres Cunha (URU)
Público/Renda: 65.739 pagantes / 71.411 presentes / R$ 5.693.362,50
Gols: Arrascaeta, 50’/2ºT (1-0)
Pênaltis: Arrascaeta perdeu. David Luiz, Cebolinha, Gerson e Gabigol fizeram para o Flamengo. Pelo Independiente Del Valle, Favarelli, Hoyos, Previtalli, Schunke e Landázuri fizeram.
Cartão amarelo: Everton Ribeiro, Thiago Maia, Vidal, Varela, David Luiz, Mateusão, Gerson e Gabigol (FLA); Carabajal, Pellerano, Alcívar, Faravelli e Moisés Ramírez (IDV)
Cartão vermelho: Não houve.
FLAMENGO (Técnico: Vítor Pereira)
Santos; Varela (Matheuzinho, 37’/2ºT), Fabrício Bruno, David Luiz e Ayrton Lucas (Mateusão, 7’/2ºP); Thiago Maia (Everton Cebolinha, 27’/2ºT), Vidal (Gerson, 27’/2ºT), Arracaeta e Everton Ribeiro (Matheus Gonçalves, 37’/2ºT); Gabi e Pedro (Marinho, 7’/2ºP)
INDEPENDIENTE DEL VALLE (Técnico: Martín Anselmí)
Moisés Ramírez; Schunke, Carabajal e García Basso; Matías Fernández, (Mercado, 48’/2ºT) Pellerano (Previtalli, 9’/1ºP), Favarelli e Caicedo (Cortéz, 9’/1ºP); Alcívar (Rodríguez, 18’/2ºT), Sornoza (Hoyos, 26’/2ºT) e Lautaro Díaz (Landazúri, 26’/2ºT).
FLAMENGO PERDE A CONMEBOL RECOPA NOS PÊNALTIS PARA O DEL VALLE EM PLENO MARACANÃ | MELHORES MOMENTOS
Foto: Getty Images