A Prefeitura de Manaus, por meio da equipe de Saúde Bucal que atua na comunidade Nossa Senhora do Livramento, na margem esquerda do baixo rio Negro, vai promover, na terça-feira, 10/2, a partir de 9h, a programação “Bloco de Carnaval Sorriso do Livramento”.
O evento acontece, anualmente, para marcar a abertura oficial das atividades do Programa Saúde na Escola (PSE – 2026) na comunidade, em uma ação integrada da equipe da Unidade Básica de Saúde Rural (UBSR) Nossa Senhora do Livramento, escola municipal São José 1 e moradores da comunidade ribeirinha, tendo o objetivo de promover a saúde, prevenir doenças e estimular hábitos de vida saudáveis.
Atuando na coordenação do evento, o cirurgião-dentista Elves Guedes informa que a ação, com a apresentação do bloco de Carnaval em sua 15ª edição, vai reunir estudantes, profissionais de saúde, profissionais da educação e comunitários.
“É uma ação que tem o foco na educação em saúde, em formato de passeata carnavalesca, abordando temas relacionados aos cuidados em saúde de forma lúdica e participativa. Os participantes estarão caracterizados com fantasias temáticas, portando cartazes educativos e utilizando recursos sonoros, como músicas e microfone, para transmitir mensagens de promoção da saúde e prevenção de agravos, de forma acessível, criativa e culturalmente contextualizada”, afirma Elves Guedes.
A passeata será organizada em cinco alas abordando os temas: Saúde Bucal – orientações sobre higiene oral, prevenção de cárie e doenças periodontais, estímulo ao autocuidado; Combate às Arboviroses e Malária – informações sobre prevenção, eliminação de criadouros e importância do controle vetorial; Meio Ambiente, Fauna, Flora e Cultura – valorização ambiental, sustentabilidade e identidade cultural local; Saúde e Educação – integração entre saúde e escola, reforçando a educação como estratégia de promoção da saúde; e Comunitários (Idosos) – valorização do envelhecimento ativo, participação social e troca de saberes intergeracionais.
PSE
O município de Manaus aderiu ao PSE, programa de iniciativa do Ministério da Saúde, em 2008, iniciando as atividades no ano de 2009. Para a execução das ações no ciclo 2025-2026, Manaus tem 350 escolas vinculadas ao programa e cada uma conta com o apoio de uma equipe de saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
O programa prevê o cuidado integral à saúde dos estudantes, bem como a formação integral de educação, com ações de prevenção e promoção à saúde. O trabalho envolve 14 temáticas que são abordadas durante o ano letivo, incluindo ações de saúde bucal, com escovação supervisionada, aplicação de flúor, exame epidemiológico, censo vacinal, exame dermatológico, promoção de saúde auditiva e ocular, saúde mental e palestras sobre prevenção ao uso de álcool e outras drogas.
— — —
Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa

